Categoria esteve reunida em assembleia na tarde de ontem com participação maciça dos trabalhadores

Criciúma

Em assembleia realizada ontem na Associação do Sindicato dos Mineiros de Siderópolis, os trabalhadores das mineradoras do Sul de Santa Catarina decidiram pelo fim da greve, que estava ocorrendo desde a última segunda-feira (7). A categoria aceitou a proposta das carboníferas e decidiu retornar aos trabalhos. Cerca de mil trabalhadores estiveram na assembleia para a votação da proposta. O retorno fica a critério das empresas. Antes da realização da assembleia, as lideranças do comando de greve estiveram reunidas com o Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), que formalizou a nova proposta.

Além do reajuste nos salários, a categoria também obteve avanços em diversas cláusulas trabalhistas. O reajuste votado foi de 13,10%. Outras conquistas foram reajuste do abono anual de férias em 15%; reajuste do vale alimentação de 15%; assistência ao trabalhador acidentado: estender de 90 para 120 dias; benefício em caso de morte: aumentar de quatro para cinco salários mínimos profissionais; fornecimento de lanche e almoço: realizar avaliação semestral por nutricionista acompanhada de membro do sindicato base; fornecimento de leite: fornecer leite também nos 15 primeiros dias de afastamento previdenciário; os trabalhadores da manutenção de subsolo da Carbonífera Metropolitana poderão fazer um adicional noturna por dia; dias parados na greve: metade dos dias não trabalhados serão remunerados pelas empresas e a outra metade será descontada em dias de férias de cada empregado; o salário dos eletricistas de subsolo da Carbonífera Belluno serão equiparados ao salário dos eletricistas da carbonífera catarinense; e as demais cláusulas serão reinstituídas na íntegra.

Para o presidente do Sindicato dos Mineiros de Criciúma, Djonatan Elias, o Piriguete, a assembleia teve participação expressiva dos trabalhadores, que desde o dia em que foi deflagrado o movimento não foram para os portões das empresas, ficando em casa conforme o combinado. “Os trabalhadores estão de parabéns, pois seguiram a decisão da assembleia e ainda fizeram história ao comparecer em grande número para a apreciação da proposta”, destaca Piriguete.

O presidente do sindicato cita que o exemplo dos trabalhadores das mineradoras servirá para outras categorias, no quesito de todos estarem unidos na buscado do que foi proposto. Segundo ele, a assembleia teve a participação de um integrante da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI), o secretário geral João Nadir Pires.