Criciúma Criança 2.0

Ricardo Guidi aproveitou sua saída do governo para fechar a última semana percorrendo as rádios da região e avaliando o seu período à frente da pasta do Meio Ambiente e da Economia Verde. Entende que fez um trabalho positivo na pasta e que ganhou ainda mais lastro para se colocar como candidato ao governo de Criciúma. “Conseguimos agilizar licenças e permitir que os empreendedores tivessem respostas mais rápidas, atuamos para comprar crédito ambiental dos produtores que preservam suas propriedades, mas o grande projeto foi mesmo encaminhar essa transição energética justa, que irá permitir que a nossa economia, os empregos e o nosso meio ambiente sejam preservados”, pontuou. Na entrevista concedida à Massa FM, ele também ressaltou que está gradativamente elaborando seu plano de governo, mas que também já tem algumas ações que entende como prioritárias e que não abre mão. “Eu lembro que meu pai fez o Criciúma Criança, que se preocupava com a primeira infância e deu resultado. Vamos trabalhar na mesma linha. Tenho uma prioridade que é o investimento na educação e, sobretudo, melhorar a saúde. Nossa proposta é criar uma UPA pediátrica para que as mães e pais do nosso município possam ter mais tranquilidade e segurança”.

Infraestrutura

Guidi também ressaltou a infraestrutura. “Que deve ter obras de qualidade. Tem asfalto aí de 30 anos e que ainda está com qualidade, enquanto que tem outros que estão esfarelando. Obra com material barato é uma obra cara. Também temos que trabalhar para trazer grandes empresas e mais uma vez elevar o salário da população. Hoje a nossa renda per capita caiu muito e precisamos reverter isso”.

Sem Pressa

O pré-candidato do PL também garantiu que não tem pressa para escolher o nome do vice. “Temos tempo, prazo para resolver isso. Temos conversado com vários partidos e isso vai acontecer de maneira natural porque a nossa candidatura não é imposta. É natural e isso tem unido quem quer o melhor para Criciúma”, ressalta Guidi, que passou pelo evento do MDB na noite de sexta-feira, no Flor de Liz.

Movimento Positivo

O fim de semana foi de bom movimento no comércio da região. A expectativa é que a venda para o Dia dos Namorados supere em pelo menos 10% o movimento e o faturamento do ano passado. Dado importante para um setor que vai gradativamente se recuperando.

Fake

O combate à desinformação na internet ganhou aliados de peso na quinta-feira (6). As principais plataformas que operam as redes sociais, as chamadas Big Techs, assinaram com o Supremo Tribunal Federal um acordo nesse sentido. As empresas YouTube, Meta, responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp, além de Google, Microsoft, Kwai e TikTok se comprometem a promover ações educativas e de conscientização sobre os efeitos negativos da produção de fake news. Durante a assinatura do acordo, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, disse que a liberdade de expressão precisa ser protegida.

Educação

O Ministério da Educação vai investir cerca de R$ 4 bilhões nos próximos quatro anos em ações para superar o analfabetismo no país. Nesta quinta-feira (6), foi anunciado o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos. Serão ofertadas mais de três milhões de novas matrículas da educação de jovens e adultos nos sistemas públicos de ensino, incluindo o ensino integrado à educação profissional.

Pagando

Trabalhadores atingidos pelas fortes chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul vão receber dois salários mínimos, divididos em duas parcelas, nos meses de julho e agosto. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (6) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, durante a quarta viagem do presidente Lula ao estado depois do desastre climático. O presidente visitou, com ministros, os municípios de Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio.