A vacina

Prefeitos e colegiado de Saúde da Amrec se reuniram ontem para tratar do novo coronavírus. Na pauta a vacinação contra o vírus nos municípios da região carbonífera. Os prefeitos, que junto com a Fecam assinaram um protocolo de intenções com o Instituto Butantan, querem se antecipar. A ordem é comprar as doses através do Consórcio Intermunicipal de Saúde, o CISAMREC. “Se tomar a vacinação da gripe como exemplo, o Governo Federal disponibiliza doses da vacina para 30% da população de cada município. Mas acho que é pouco, é necessário vacinar mais, chegando a no mínimo 50%, e por isso a necessidade que o consórcio esteja preparado para fazer a compra”, defende o presidente da Amrec, prefeito Ademir Magagnin. Essa ansiedade em imunizar logo a população é compreensível, mas é preciso aguardar que a Anvisa sinalize autorizando o uso do imunizante. Até lá é preciso aguardar.

Bem diferente

Imagino que boa parte da população seja com uma pontinha de inveja de estadunidenses, canadenses e britânicos, que já estão sendo imunizados. O que chama atenção lá é a postura dos líderes. A vacina não é obrigatória nestes países, mas os ministros de saúde e presidentes estão pedindo por favor, para que as pessoas procurem as doses para proteger toda a população. Por aqui o processo é inverso e isso se reflete diretamente na população. Boa parte dela segue afirmando que não tem interesse em receber as doses.

Uma outra Unesc

A Unesc emitiu uma nota nesta segunda-feira para explicar uma informação incorreta divulgada pela Coluna Radar Econômico, da revista Veja. Na nota, assinada por Machado da Costa, há a informação de que a Unesc estaria sendo vendida para o grupo Ser Educacional, do empresário Janguiê Diniz. Na nota a referência é feita diretamente a Universidade do Extremo Sul Catarinense, mas a universidade em questão é outra, de mesmo nome, sediada no estado de Rondônia e com unidades em Vilhena, Porto Velho, Cacoal e Ji-Paraná. Em nota, a reitoria da Unesc catarinense reforça que a Universidade do Extremo Sul Catarinense segue forte, consolidada e focada no desenvolvimento do Sul do Estado.

Fundai consolidada

Conversei ontem na Massa FM com a presidente da Fundai, Taynan Toretti. Ela fez uma avaliação de sua passagem à frente da pasta, mas também do que foi desenvolvido pela fundação nos últimos quatro anos. “Tivemos algumas ações como o Reciclou Levou, que consolidaram o órgão. Hoje a Fundai tem notoriedade e é respeitada pela população”, ressaltou. Taynan também destacou a parceria da Fundação para a atração de empresas para a cidade. “Agilizando a liberação de projetos. Temos ainda a nossa coleta seletiva, nossa educação ambiental e o nosso parque que será parcialmente inaugurado no final deste ano. Saio da Fundai com a certeza de que fiz o melhor e de que a Fundação está consolidada”.

No Procon

Esse sentimento de proximidade com a população também é compartilhado pela coordenadora do Procon. Depois de quatro anos frente a pasta, Karol Calegari não esconde o orgulho pelo trabalho desenvolvido pelo órgão. “Nos aproximamos do consumidor, mas também do empresário. Mostramos que o órgão dá resolutividade e conseguimos com esse trabalho dar ao Procon de Içara destaque estadual e nacional. Além disso, também fomos parceiros da CDL em várias ações para impulsionar o comércio da cidade”, ressalta. Segundo Karol, o Procon termina o ano estruturado, bem equipado. “E com uma equipe dedicada que fez o trabalho dar certo. Saio desta função muito satisfeita e trabalho até o último dia com a mesma dedicação que apresentei no primeiro dia frente a pasta”.

As duas

Tanto Taynan quanto Karol não descartam a possibilidade de seguir na vida pública. As duas deixaram em aberto a possibilidade de disputar uma vaga no processo eleitoral de 2024.

Como previsto

Como previsto e antecipado as cerimônias de posse do dia 1º também serão afetadas pelas medidas sanitárias impostas para conter o avanço do Covid-19. Em Criciúma, está definido que o ato não terá a presença de público. Será apenas protocolar com os eleitos. Medida deve ser a mesma em todas as cidades da região. No caso de Criciúma, convenhamos, não faz muito sentido fazer o evento no teatro. Se não vai ter público poderia ser tudo online, tal qual tem sido os atos de colação de grau. Seria bem mais barato.

Confirmando

Prefeito do Balneário Rincão Jairo Custódio havia antecipado na última quinta-feira, durante entrevista que concedeu para a Massa FM, que mesmo com pandemia e sem eventos, o Rincão estava preparado para receber o maior número de visitantes dos últimos anos. “A explicação é simples, nós vamos ter muita gente que não poderá viajar por conta das restrições e vai ficar por aqui. Por isso estamos reforçando nossas equipes de limpeza porque sabemos que a procura será muito grande”. Neste fim de semana, marcado pelo sol e pelo calor o movimento já foi enorme na praia, dando um indicativo de como será a temporada por aqui.

Bom pra uns

Mas o calor que levou muita gente para a praia não foi tão comemorado assim pelo comércio. No primeiro fim de semana de lojas abertas até mais tarde no domingo, o movimento ficou abaixo do esperado. Projeção é que o cenário mude ao longo desta semana. Primeiro porque o brasileiro adora deixar para a última hora. Segundo porque agora praticamente todos os trabalhadores já receberam seus salários e também o 13º.

Reestruturando

Passada a eleição, o PSL de Criciúma começa a se reestruturar. A informação é do médico Alisson Pires, presidente municipal do partido. Um dos primeiros pontos encaminhados na reunião do PSL é que os dois vereadores eleitos pelo partido terão independência. “E ficarão ao lado dos projetos positivos para a cidade, mas será uma posição de oposição ao atual gestor”. Pires destacou também a decisão de reestruturar o partido criando núcleos para as mulheres e para os jovens. “Vamos formar o PSL Mulher, o PSL Jovem e todas as comissões necessárias para que o partido possa caminhar”.

Zalmir

O empresário Zalmir Casagrande será o novo presidente da Fundação Cultural de Criciúma. O ex-presidente da CDL foi convidado pelo prefeito Clésio Salvaro nesta sexta-feira e aceitou o desafio de cuidar da cultura da cidade. Zalmir vai assumir de imediato. Ele ocupará a vaga deixada por Júlio Lopes, que anunciou sua saída do governo após ser informado que não estava nos planos para o próximo mandato. Com o sim de Zalmir, fica agora a dúvida sobre o nome para a Secretaria de Assistência Social, Educação e Fundação de Esportes.

Falando em Júlio

O ex-presidente da Fundação Cultural e pai do deputado Jessé Lopes, publicou uma carta nas redes sociais neste domingo agradecendo ao prefeito Clésio Salvaro e anunciando que irá trabalhar os próximos quatro anos para disputar o governo de Criciúma em 2024.