Campanha de vacinação contra paralisia infantil começa segunda-feira

6

Ação seguirá até 14 de junho, em todas as unidades com sala de vacinação; no dia 8 de junho, um sábado, será o Dia D

Içara

As Unidades de Saúde da Família (USFs) de Içara começarão a campanha de imunização contra a paralisia infantil nesta segunda-feira (27). A ação seguirá até 14 de junho, em todas as unidades com sala de vacinação.

Um Dia D será organizado em 8 de junho, o segundo sábado do próximo mês, para facilitar o acesso da população ao imunizante. As USFs inseridas são as dos bairros Presidente Vargas, Liri, Jaqueline, Aurora, Vila Nova I, Boa Vista, Esplanada, Primeiro de Maio, Jardim Elizabete, Raichaski e Nossa Senhora de Fátima.

“Durante toda a campanha, as USFs dos bairros Presidente Vargas e Vila Nova atenderão em horários estendidos de segunda a sexta-feira, das 16h às 20h. São as duas unidades das pontas da cidade, que poderão receber os pacientes de outros bairros. Tudo para gerar mais comodidade aos pais”, observa o secretário de Saúde de Içara, Gustavo de Jesus.

O público-alvo contempla crianças com idades entre um e quatro anos completos. “A imunização contribui com a redução do risco de reintrodução, no Brasil, do vírus que está ativo em outros países. Não é porque erradicamos a doença no passado, que devemos relaxar. É um dever de cidadão mantermos a vacinação dos nossos filhos em dia”, destaca a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Shirley Gazola.

Paralisia Infantil

A poliomielite – também conhecida como pólio ou paralisia infantil – é uma doença contagiosa causada por um vírus chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos, podendo acarretar paralisia irreversível nos membros inferiores, em casos mais graves. Com o último registro da doença ocorrido em 1989 no Brasil, a vacinação é importante para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no país, principalmente após a notificação, em 2023, de um caso da doença em uma criança no Peru, país que faz fronteira com o Brasil.

O esquema vacinal é composto por três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), aos dois, quatro e seis meses de vida, e com mais duas doses de reforço com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), para menores de quatro anos.