Prefeitos de Criciúma e São Martinho, no Sul catarinense, figuram entre os primeiros colocados de duas categorias

Criciúma

O Sebrae catarinense anunciou noite de quarta-feira (13) os vencedores da etapa estadual da 11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A cerimônia foi realizada no Costão do Santinho, em Florianópolis, e reuniu mais de 70 prefeitos de todas as regiões do estado, entre outras autoridades.

Foram conhecidos os gestores públicos municipais que se destacaram em oito categorias: desburocratização, compras governamentais, sala do empreendedor, marketing territorial e setores econômicos, empreendedorismo na escola, governança regional e cooperação, inovação e sustentabilidade e cidade empreendedora.

No Sul catarinense, destaque para o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, primeiro colocado na categoria Empreendedorismo na escola, com o projeto Educando para o Futuro, e para o prefeito de São Martinho, Robson Jean Back, terceiro lugar na categoria Sala do empreendedor, com o projeto A Sala do Empreendedor como Agente de Desenvolvimento Socioeconômico.

“Criciúma cresce com grandes obras, mas também com grandes ações e projetos, como o Educando para o Futuro, voltado para o desenvolvimento de crianças e jovens. O objetivo é prepará-las para o novo mundo do trabalho, para os desafios da Sociedade 5.0, cada vez mais tecnológica. Por isso oferecemos aulas de robótica, de empreendedorismo, de criatividade e inovação”, pontua Salvaro.

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor busca reconhecer a capacidade administrativa dos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios nos municípios catarinenses e que tenham trabalhado em prol da modernização da gestão pública.

Nesta edição, o Sebrae-SC recebeu a inscrição de mais de 100 projetos, de 70 municípios. Esse é o maior número de inscritos entre todas as edições do Prêmio. O diretor técnico do Sebrae-SC, Luc Pinheiro, destaca a importância da iniciativa: “Um projeto não traz resultados de uma hora para outra no município. É importante ter planejamento, execução e controle das ações. É muito esforço. E por isso o reconhecimento nesta noite é tão importante”, comentou Luc.

O 1º lugar estadual em cada categoria concorre na etapa nacional do Prêmio, que vai ser realizada em Brasília, no dia 24 de maio. Além dos vencedores estaduais, foram reconhecidos com um selo de Prefeito Empreendedor todos os gestores públicos que inscreveram projetos que cumpriram todos os requisitos pré-estabelecidos em regulamento.