Impressione seu par sem gastar dinheiro. Faça Boeuf Bourguignon

Picadinho de carne pode ser cozinho com vinho francês, se tornando um clássico requintado

Quando falamos de Boeuf Bourguignon logo pensamos em um prato requintado, de difícil preparo. Na verdade não é nada disso. A região da Borgonha na França é famosa por seus vinhos finos. Os pratos à la Bourguignonne geralmente incluem um molho feito de vinho tinto e um enfeite de cebola pequena, cogumelos e bacon. Então, o Boeuf Bourguignon nada mais é do que um picadinho de carne com molho de vinho, um clássico francês nascido na região da Borgonha.

Embora possa ser consumido no verão, ele é perfeito para o frio. Como precisa de muito tempo de cozimento, ele faz com que as pessoas fiquem em volta do fogão a lenha, confortáveis, conversando a espera de uma bela refeição.

Receita de Boeuf Bourguignon

Ingredientes: 2 kg de alcatra cortado em cubos de 2,5 cm, 3 colheres (sopa) de óleo, 1 cenoura média em cubos muito pequenos, 1 e 1/2 cebola grande em cubos muito pequenos, 1 talo de salsão em cubos muito pequenos, 2 dentes de alho cortados em lascas finas e depois picados, 1 garrafa de vinho tinto (use o melhor possível, sem excessos, claro), 2 xícaras (chá) de caldo de carne, 1 buquê garni (1 galho de tomilho, 3 ou 4 talos de salsinha, 1 folha de louro, 2 a 3 folhas de alho-poró, barbante para amarrar tudo), 1 cebola piqué (corte uma echalote ao meio, na vertical, e ponha uma folha de louro em cada metade, prendendo com dois ou 3 cravos), 3 ou 4 tomates pelados picados, 20 echalotes (minicebolas), 150g de bacon cortado em cubos, 3 xícaras (chá) de cogumelos-paris cortados em lascas grossas, sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto, Salsinha picada (opcional), beurre manié: misture 3 colheres de sopa de farinha de trigo e 2 colheres de sopa de manteiga para obter uma pasta).

Modo de preparo: Tempere a carne com sal e pimenta. Aqueça o óleo numa caçarola grande de laterais altas. Refogue a carne, um pouco de cada vez, para tostar a superfície (colocar muito de uma vez estimula a formação de líquido e a carne cozinha em vez de fritar). Retire a carne da panela e repita até usar toda a carne. Use a mesma panela, sem lavá-la, para refogar os vegetais: cebola, cenoura, salsão, mexendo até murchar (uns oito a dez minutos). Acrescente o alho e refogue por mais um minuto, mexendo. Devolva a carne à panela, adicione o caldo de carne, o vinho, o tomate picado, as ervas aromáticas, a cebola piqué e os temperos. Tampe a panela, deixando uma fresta. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por pelo menos três horas, acrescente mais caldo, se estiver secando. Descasque as echalotes e refogue-as inteiras, numa frigideira com manteiga aquecida. Vá virando ou sacudindo a panela até as cebolas pegarem cor. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Tire a panela do fogo e reserve. Ponha um pouco de água para ferver. Jogue os cubos de bacon na água e deixe cozinhar por dois minutos. Escorra e seque bem. Reserve. Refogue os cogumelos na manteiga até amolecerem. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Reserve. Quando a carne estiver bem macia, tire a panela do fogo e misture a beurre manié mexendo para engrossar o molho. Prove e corrija o tempero se necessário. Volte à panela ao fogo, ponha as echalotes e os cogumelos (aqueça-os antes), junte o bacon, misture e sirva com purê de batata.

Fazer comida em casa também é muito prazeroso. Você consegue!