Acafe e Celesc irão mapear as carências elétricas das escolas estaduais, agilizando a melhoria da infraestrutura e ampliando a capacidade de fornecimento de energia nas unidades

Da Redação

O governador Jorginho Mello assinou ontem (17) um termo de cooperação técnica para acelerar as melhorias nas redes elétricas das escolas estaduais, permitindo a instalação de aparelhos como ar condicionado e lousas digitais. O acordo entre a Secretaria de Estado de Educação (SED), Acafe e Celesc irá mapear as carências elétricas das escolas estaduais, agilizando a melhoria da infraestrutura e ampliando a capacidade de fornecimento de energia nas unidades.

“Estamos unindo forças para melhorar a infraestrutura das nossas escolas. Essa é uma parceria importante e inovadora, que vai transformar a realidade de muitos catarinenses. Queremos ter os melhores índices educacionais do Brasil e, por isso, precisamos de melhorias pedagógicas e de melhorias estruturais”, comemorou o governador Jorginho Mello.

O evento de assinatura contou também com a presença do Secretário de Educação, Aristides Cimadon, do Presidente da Celesc, Tarcisio Rosa, da Presidente da Acafe, Luciane Ceretta, e da Adjunta da Educação, Patrícia Lueders.

Segundo levantamento da SED, mais de 700 escolas precisam de melhorias na rede elétrica para instalação de equipamentos eletrônicos, essenciais para garantir a qualidade de ensino dos estudantes. Alguns equipamentos estão no depósito da secretaria aguardando instalação.

“Realizamos um levantamento das necessidades das escolas estaduais, e a rede elétrica foi uma das principais carências. Essa parceria com a Celesc e Acafe irá permitir que façamos essas melhorias de maneira mais rápida para atender nossas escolas”, explica Cimadon. O Secretário enfatiza também que essa ação já segue o formato das contrapartidas das universidades do sistema Acafe no Projeto Universidade Gratuita.

Para a presidente da Acafe, Luciane Ceretta, a instituição sempre tem buscado contribuir com desenvolvimento do estado de Santa Catarina ao longo do tempo e uma das formas de fazê-lo neste momento foi identificando as necessidades das escolas estaduais, para então propor soluções. “Identificamos a necessidade de estruturação elétrica dessas escolas, e assim colocamos as nossas equipes a disposição para elaborar os projetos estruturais. Com isso, vamos cumprindo a nossa missão, que é a pela qual surgimos há mais de 55, 60 anos, de contribuir com o desenvolvimento de Santa Catarina em todas as áreas do conhecimento e nos locais onde a educação e os serviços que as nossas instituições oferecem são possíveis e necessários”, afirma Ceretta.