Evento do Sebrae-SC acontece até sexta-feira (24) na Casa do Empreendedor

Criciúma

Até sexta-feira (24), está sendo realizada pelo Sebrae-SC a 15ª Semana do MEI. O evento, que se estende por cinco dias, busca oferecer orientação e suporte tanto para aqueles que já formalizaram seus negócios quanto para os que desejam iniciar ou expandir suas empresas. Os empreendedores locais podem encontrar uma programação variada na Casa do Empreendedor.

A Semana do MEI em Criciúma contará com diversas atividades, e começou ontem com a palestra “Planeje-se! Criando um plano de ação para mulheres empreendedoras”, no Salão Ouro Negro da prefeitura de Criciúma.

Hoje e amanhã, serão oferecidas consultorias individuais com foco em diagnóstico empresarial e finanças, respectivamente. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site Sympla, no link https://www.sympla.com.br/evento/semana-do-mei-2024-criciuma-sc/2431691?referrer=promo.sebrae-sc.com.br.

“A Semana do MEI é uma excelente oportunidade para os microempreendedores esclarecerem suas dúvidas e obterem orientação sobre como podem melhorar ainda mais os seus negócios,” afirmou o analista de negócios do Sebrae/SC, João Alexandre Guze. “Nosso objetivo é proporcionar todas as ferramentas e conhecimentos necessários, tanto nas questões gerenciais como legais”, completou.

Até sexta-feira, também, das 8h às 17h, a Casa do Empreendedor de Criciúma estará de portas abertas para prestar diversos serviços aos MEIs. Entre os serviços oferecidos estão orientações sobre formalização, emissão de guias DAS-MEI, declarações anuais, dúvidas sobre contratação de empregados e emissão de notas fiscais, além de procedimentos para alteração e baixa de MEI.

“É muito importante se capacitar para empreender. Os desafios dos microempreendedores são inúmeros: contratação, demissão, compras, cálculo de custos, preço de venda, marketing, cobrança. Nas empresas maiores existem várias pessoas para executá-las. O MEI faz tudo isto sozinho. Por isso a importância de aproveitar as inúmeras consultorias que são desenvolvidas neste período, capacitando e motivando o microempreendedor”, frisou o coordenador da Casa do Empreendedor de Criciúma, Marlon Araújo.

Criciúma conta com 16 mil MEIs

Santa Catarina possui um total de 616 mil MEIs, representando 5,15% dos microempreendedores individuais no Brasil. As atividades mais comuns entre os MEIs no estado incluem cabeleireiros, manicure e pedicure (5,94%), obras de alvenaria (5,68%), promoção de vendas (5,6%) e comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (5,40%). Em Criciúma, o número de MEIs registrados chega a 16 mil.