A Basílica de Santa Catarina

O bispo Dom Jacinto Inácio Flach anunciou, durante coletiva ontem, a elevação do Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara, como Basílica Menor. Basílica menor é um título honorífico concedido pelo papa a igrejas em diversos países do mundo consideradas importantes por diversos motivos, tais como: veneração que lhe devotam os cristãos, transcendência histórica e beleza artística de sua arquitetura e decoração. “E isso também significa que essa igreja está agora diretamente ligada ao papa e ao Vaticano”, explica o bispo. Padre Antônio Vander destacou a importância e a satisfação com essa nova denominação. “Não é fácil. Começa com um questionário em latim. O espaço tem que atender a todas as normas litúrgicas. Questionam horários de missas, quais os itens que são usados, qual a dimensão, quantos metros o altar, tamanho de construção. Então é uma grande conquista para a nossa cidade e para o estado de Santa Catarina”, ressaltou.

Vaguinho Tik-tok

Pré-candidato ao governo de Criciúma pelo PSD, Vagner Espíndola, o Vaguinho, tem dedicado este período de pré-campanha a fortalecer o seu nome e se tornar mais conhecido da população da cidade. Nessa empreitada, ele tem apostado nas redes sociais. Em vídeos com aquela pegada tik-tok, Vaguinho tem percorrido a cidade para e apresentado as principais obras do governo Salvaro. O foco principal está nas obras em que ele, como secretário e técnico de captação de recursos, participou diretamente. Em paralelo a isso, ele também segue pelas comunidades ouvindo os moradores e buscando propostas para aplicar no seu plano de governo.

Fazendo contas

PL de Criciúma segue trabalhando forte nos bastidores e fazendo as contas para o processo eleitoral deste ano. Os mais otimistas apostam que o partido fará pelo menos cinco vagas para o ano que vem. Há quem já conjecture que pelo menos dois sejam elevados à condição de secretários e outros dois possam subir. Apenas conjecturas, claro, afinal de contas a eleição vai demorar um pouco ainda.

Belo trabalho

Que vem sendo desenvolvido pelas equipes da Cooperaliança em território gaúcho. O pessoal que foi para lá com seus equipamentos tem acelerado o processo de recuperação de redes de transmissão e devolvido gradativamente o abastecimento elétrico para comunidades que foram afetadas pelas enchentes. Trabalho, aliás, vai ser reconhecido pela câmara através de Moção do Vereador Polaquinho.

Mais que justa

Já é tradicional, em toda abertura de congresso da Acaert, a entidade que agrega as emissoras de rádio e televisão de Santa Catarina, escolhe alguns personagens da radiodifusão catarinense para serem homenageados. No evento deste ano, entre os selecionados estava o de Evaldo Stopassoli. Figura que durante anos foi gestor no grupo Cecrisa e que na comunicação se destacou como diretor das Rádios Araranguá e 92,5 FM. A homenagem foi póstuma, Evaldo foi a primeira vítima de Covid em Criciúma e faleceu no início da pandemia. Homenagem mais que justa a uma grande figura da nossa comunicação.

Grande resultado

MEC acaba de confirmar que o Curso de Jornalismo da Escola de Comunicação da nossa Unesc é nota 5, avaliação máxima do Ministério da Educação. Repetindo a mesma avaliação dada recentemente ao curso de Publicidade e Propaganda. Resultado que comprova o esmero da Unesc com os cursos que coloca no mercado.

Exemplo

Santa Catarina tem a menor taxa de analfabetismo no país, de acordo com dados divulgados na última sexta-feira (17) pelo Censo Demográfico de 2022, por meio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Em relação às taxas dos municípios da região Sul, Cocal do Sul ficou em primeiro lugar com a menor taxa de analfabetismo na Amrec e a segunda menor no Sul do estado. Apenas 1,87% da população de 15 anos ou mais não sabem ler e escrever. As listas de cidades com menores taxas de analfabetismo são divididas de acordo com o tamanho da população dos municípios. E considerando todos os municípios da região carbonífera e extremo Sul do estado, Cocal do Sul ocupa a segunda posição.