A teacher works with an autistic kid at a table in the playroom of an educational institution for special children.

As inscrições para o curso de Pós-graduação estão abertas e podem ser realizadas no site da Universidade

Criciúma

A Unesc está lançando um novo curso de Pós-Graduação Lato Sensu inovador em resposta às demandas específicas da região. O urso Transtorno do Espectro Autista – Perspectiva Multidisciplinar foi desenvolvido a pedido dos secretários de educação da Associação dos Municípios da Região do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), em uma iniciativa pioneira para abordar as necessidades das pessoas que estão no espectro autista e suas redes de apoio.

“Participamos de uma série de encontros, nos quais ouvimos não só os coordenadores, mas também os professores, profissionais da área de assistência social e da saúde, além da associação de pais de autistas. Durante essas interações, identificamos as necessidades específicas de cada grupo. A partir dessas informações, estabelecemos reuniões semanais com os profissionais da Universidade Edina Regina Baumer, Suzamara Vieira Salvador e Zolnei Vargas de Cordova com o objetivo de desenvolver um curso que atendesse de maneira abrangente as essas demandas”, explicou o supervisor dos cursos de pós-graduação na área da Educação, Valdenir Barbosa.

Segundo ele, o curso foi meticulosamente planejado para abordar não apenas as necessidades da pessoa que esteja no espectro autista, mas também a rede de apoio que a envolve em diferentes contextos, desde o ambiente familiar até o escolar, passando pela saúde, assistência social e direitos individuais. Conforme Valdenir, o programa se preocupa em oferecer uma visão abrangente, integradora e teórico-prática.

“O curso busca fornecer não apenas conhecimento sobre o TEA, mas também orientações claras sobre suas responsabilidades e como familiares, rede escolar, rede de assistência social e a rede de saúde podem colaborar eficazmente para o desenvolvimento da pessoa que esteja no espectro autista. Em um cenário em que o número de diagnósticos vem aumentando, muitos professores se veem desafiados a entender suas responsabilidades em relação às famílias, à assistência social e à saúde. Por isso, essa especialização visa esclarecer essas questões e promover uma colaboração efetiva entre diferentes partes envolvidas”, explica ele.

Além disso, conforme ele, a formação de uma turma diversificada, composta por profissionais de diversas áreas do conhecimento, é essencial para enriquecer as discussões e garantir uma abordagem holística do tema.

Metodologia

Quanto à metodologia do curso, este se destaca por sua ênfase na prática. Das 371 horas totais do curso, 133 são dedicadas à supervisão, nas quais os estudantes têm a oportunidade de trazer casos reais para análise e discussão.

Sob a orientação dos professores, os participantes exploram questões relacionadas ao diagnóstico, intervenção escolar e apoio familiar, visando garantir o melhor desenvolvimento e integração das crianças que estão no espectro autista ao convívio social. A especialização é semipresencial e pelo período de 12 meses de aula.

Também fazem parte da coordenação do curso os professores que desenvolveram o projeto do curso, Edina Baumer; Suzamara Vieira, e Zolnei Vargas.

Os objetivos específicos do curso é favorecer o reconhecimento de sinais e sintomas característicos do Transtorno do Espectro Autista; qualificar profissionais que atuam nas áreas da educação, assistência e saúde quanto a melhor forma de intervenção, e estimulação da criança com Transtorno do Espectro Autista;  e compreender a dinâmica neuropsicomotora do desenvolvimento infantil, e apresentar metodologias de intervenção baseadas em evidências.

Matrículas

As matrículas estão abertas e todas as dúvidas podem ser realizadas com o Setor de Pós-graduação pelo telefone e WhatsApp (48) 3431-2626.