Comunidade pesqueira se prepara para o trabalho que será monitorado pela Secretaria de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina e a Polícia Militar Ambiental
Da Redação
A comunidade pesqueira de Santa Catarina se prepara para o início da temporada de pesca da tainha, com expectativas elevadas para um período mais produtivo este ano, especialmente na Colônia de Pesca Z-33, do Balneário Rincão. Depois de temporadas passadas abaixo do esperado, os pescadores locais estão otimistas por uma safra melhor. As festividades de abertura estão marcadas para ocorrer em Florianópolis entre esta terça-feira (30) e 4 de maio, com eventos em locais emblemáticos como Praia do Moçambique, Campeche e Pântano do Sul, incluindo celebrações e apresentações culturais.
A temporada se estende de 1º de maio a 31 de julho. Na cidade de Florianópolis, por exemplo, a prefeitura promete melhorar a infraestrutura nos pontos de pesca, proporcionando mais iluminação e instalações sanitárias temporárias.
Paralelamente, a Secretaria de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina e a Polícia Militar Ambiental do Estado coordenarão as atividades em toda a orla, definindo as coordenadas para a captura da tainha, especialmente para as embarcações de arrasto de praia não motorizadas. Essa medida visa mediar possíveis conflitos e garantir a sustentabilidade da pesca, seguindo as diretrizes da Portaria SAP/MAPA nº 617.