Receitas de família: Sorvetão da Neisinha

Chef PV Show traz a você a famosa receita de sorvetão caseiro, que alguns chama de pudim de sorvete

Quem conhece a família Dal Pont sabe que em festas em geral, serve-se praticamente uma sobremesa por pessoa (risos). Quando todos se mostram satisfeitos da refeição principal é que aparecem os pudins, panacotas, mouses e é claro o famoso sorvetão da Neisinha. Ele tem como base de sabor o leite condensado e derrete na boca de uma forma mágica.

Segundo a Neisinha, ela aprendeu essa receita com sua prima. Logo mais, essa mesma prima veio a sua casa, experimentou a sobremesa e pediu a receita que já era dela. No meio de todo esse balaio, o importante é que o sorvetão faz sucesso não só com a família mas também com amigos. Há quem vá visitar a Neisinha despretensiosamente e fale:

— Que saudade daquele sorvete Inês. Você não faz mais?

Como a Neisinha só gosta de cozinhar para o seu sobrinho preferido (há controvérsias), o Chef PV Show, ela resolveu passar a receita para que você possa fazer na sua casa. É bem fácil e rápido de fazer.

Sorvetão caseiro da Neisinha

Ingredientes: Para o caramelo –  4 colheres de sopa de açúcar, 8 colheres de sopa de água, e 4 colheres de sopa de achocolatado.

Para o sorvete: 4 ovos (claras em neve e gemas a parte), 400ml de creme de leite, 400 ml de leite condensado, 800 ml de leite (700ml para o sorvete 100ml para bater com as gemas) e 8 colheres de sopa de açúcar.

Modo de preparo: Adicione açúcar na forma e deixe formar caramelo. Para finalizar adicione um pouco de água e finalize. Em um copo, adicione a água e as colheres de achocolatado. Mistura e coloque em cima do caramelo. Leve o freezer para congelar e endurecer.

Em uma panela, adicione o leite condensado, e as gemas batidas com leite. Vá mexendo em fogo baixo, até levantar fervura. Em uma batedeira, adicione as claras e bata até ficarem em neve. Finalize colocando o creme de leite e também o açúcar. Bata até formar liga. Misture as duas preparações. Despeje por cima da forma com o caramelo já congelado. Leve ao freezer de novo e deixe por 24h.

Para desenformar, basta levar o sorvete até o fogão novamente e ir girando. Conforme o caramelo derrete, ele vai desprendendo. Quando estiver solto, vire-o em cima de um prato e sirva.

Use o QR Code desta página para ver o vídeo de Neisinha fazendo o sorvetão. Esse sorvete é simplesmente fantástico. Uma receita de família que ela compartilha com você. Se você também tiver uma receita, mande pra gente. Escreve para chefpvshow@gmail.com. Quem sabe a sua receita aparece aqui na nossa coluna semanal. Bom apetite!