Greve à vista

Professores da rede pública de Santa Catarina iniciam nesta terça-feira uma greve por tempo indeterminado. A informação é do presidente estadual do Sinte, Evandro Acadrolli. Em entrevista à Massa FM, ele lembrou que os professores deram prazo ao Estado, mas até o momento nenhuma proposta foi apresentada. Segundo ele, a categoria cobra principalmente a realização de concurso público e a valorização da carreira do magistério catarinense. “O governador mirou forças na universidade gratuita e esqueceu a educação básica. Não temos concurso público, não temos um plano de carreira para valorizar a categoria e não temos sequer uma resposta, uma conversa com o governo que falou muito mas fez nada”, explica Acadroli.

Limpando

A Prefeitura de Criciúma iniciou neste fim de semana um mutirão para intensificar a limpeza de terrenos baldios no perímetro urbano, em diversos bairros. A ação contribui para o combate à dengue, evitando a proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da doença. As denúncias de irregularidades são recebidas via Ouvidoria do Governo de Criciúma, por meio do telefone 156. Após ser notificado, o proprietário tem 10 dias para fazer a limpeza. Após o prazo, o município faz o trabalho e depois cobra o serviço do proprietário.

PM

O governo de Santa Catarina pode continuar com o edital publicado em 2023 para a ampliação dos quadros da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). A decisão foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que encerrou o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade que questionava o processo. O concurso público tem como objetivo reforçar as forças de segurança no estado e reduzir a carência de efetivo registrada em praticamente todos os municípios do estado.

Investigando

O diretor da Afasc, Adriano Boaroli, classificou como incidentes isolados duas ocorrências registradas na última semana em creches da entidade. O primeiro caso ocorreu na quinta-feira, quando uma criança foi mordida por um coleguinha. Na sexta, a situação mais grave. Um bebê teve o pé queimado durante o banho. Durante entrevista à Massa FM, ele avaliou que o processo eleitoral ajudou a potencializar a repercussão dos dois casos. Ele garantiu, no entanto, que as duas ocorrências estão sendo apuradas em sindicâncias e acompanhadas com total transparência.

Baixa

A poucos dias de completar um mês, a campanha de vacinação contra a gripe, do Ministério da Saúde, atingiu apenas 22% do público-alvo. Dados do Ministério da Saúde mostram que, até o momento, 14,4 milhões de doses foram aplicadas para uma população-alvo de 75,8 milhões de pessoas. A campanha de vacinação foi antecipada e começou oficialmente no dia 25 de março. Em Santa Catarina, o percentual bate nos 26%. Apesar de um pouco melhor que a média nacional, o número ainda é considerado baixo.

Sucesso

Em contagem regressiva para mais uma edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade, o município de Criciúma já celebra o sucesso do evento. Hotéis estão com lotação máxima para o período do evento. “E vamos ter uma grande movimentação também nos bares e restaurantes. Não há dúvidas do benefício que o esporte vai trazer para nossa economia. Eventos como este são sempre um motivo para comemorar”, ressalta o presidente da FME, Adriano Ozellame. Em entrevista à Massa FM, ele ressaltou o desejo de completar sua missão no cargo impulsionando as escolinhas nas comunidades.

Ajustes

Equipes estão correndo contra o tempo para acertar os últimos detalhes para a inauguração do Centro de Inovação Criciúma. Essa é uma obra emblemática, aguardada há anos pela região e que só saiu do papel graças à ação da reitora Luciane Ceretta e, por consequência, da nossa Unesc. A universidade entrou no processo, cedeu a estrutura física, participou ativamente de todo o processo para acelerar a obra e permitir que esse projeto deixasse o papel. O sonho se consolida na sexta-feira, com a Unesc, de maneira acertada, como gestora da estrutura. A economia e o desenvolvimento do sul do estado, sem dúvidas, vão ganhar um novo impulso.

Vamos crescer

Conversei ontem pela manhã na Massa com o vereador Paulo Ferrarezi, o nome do MDB para a disputa do governo de Criciúma. Ele reconheceu que o MDB vive neste momento um processo de reestruturação, mas garantiu que a legenda vai surpreender. “Com gente nova, com gente que quer prestar serviço para a população. Estamos pequenos, mas vamos crescer. Bom, é preciso lembrar que hoje temos o vice-prefeito da cidade. Então vamos aguardar a eleição. Temos um projeto para apresentar e tenho certeza que, como prefeito, posso também fazer muito pela nossa cidade”.