Marcelle Gugliemi, colaboradora da Carbonífera Metropolitana, possui formação em Engenharia Química e desempenha atualmente a função de Controller na empresa

Criciúma

A data de 10 de abril, é lembrada como o Dia da Engenharia. Uma ocasião dedicada para reconhecer a função desempenhada pelos engenheiros, em todos os setores da sociedade. Essa celebração tem origem no Decreto de Lei nº 23.569, datado de 11 de dezembro de 1933, que estabeleceu oficialmente a data.

A engenharia envolve uma diversidade de campos, como Engenharia Química, Mecatrônica, Mecânica, Automação, Civil entre outros. Essas diversas especializações capacitam os profissionais a desempenharem um importante papel no cotidiano, impulsionando o avanço e o desenvolvimento da sociedade como um todo.

De acordo com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), que é o órgão responsável pela regulamentação e registro de profissionais da engenharia no Brasil, mais de 1 milhão de profissionais estão registrados em diversas modalidades da engenharia.

Nos últimos três anos foram registrados 931.838 novos engenheiros. Esses números refletem um aumento no número de engenheiros formados no Brasil ao longo das últimas décadas.

Dentro desses dados, estão inclusos os profissionais que se formam em determinado campo, mas acabam não exercendo diretamente na área de sua formação. No entanto, a engenharia tem se destacado como um amplo canal que fornece aos profissionais conhecimento e habilidades para atuar em diversas áreas relacionadas à engenharia.

Transição da Engenharia Química para a Controladoria Financeira

Aos 34 anos, Marcelle Guglielmi é graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2012. Inicialmente, teve dúvidas ao escolher sua área de estudo, mas, devido ao interesse nas disciplinas exatas, decidiu seguir a graduação em Engenharia Química.

“Após concluir minha graduação, realizei um estágio na Empresa Tupy, localizada em Joinville, e conhecida por sua atuação no desenvolvimento e produção de componentes estruturais em ferro fundido. Durante esse período, tive a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e me envolver diretamente com a parte operacional da empresa”, menciona Marcelle.

Desde 2013, Marcelle integra a equipe da Carbonífera Metropolitana, onde atua até os dias atuais. Na empresa, sua primeira função técnica foi na área ambiental, atuando diretamente no tratamento de água e efluentes.

“Durante esse período, comecei a me envolver com o controle de estoque de materiais e descobri que tinha um grande interesse nessa área. Então, decidi perguntar se seria possível mudar de setor e trabalhar mais diretamente com os custos operacionais”, relembra.

Em 2015, Marcelle adentrou na área de gerência de suprimentos, onde avançou para a posição atual de Controller. Nesse cargo, Marcelle é responsável por supervisionar os custos e indicadores, desempenhando um importante papel na controladoria e assumindo a responsabilidade pela organização da gestão financeira, orçamentária e fiscal da empresa.

“A experiência na engenharia me ensinou muito sobre senso crítico e análise, habilidades essenciais que aplico diariamente na minha atuação na controladoria, onde colaboro com todas as áreas da empresa. As especializações que busquei posteriormente me permitiram aprofundar meu conhecimento, mesmo não atuando diretamente na minha área de formação. Estou imensamente feliz e grata por ter cursado engenharia, pois isso me proporcionou inúmeras oportunidades e uma base sólida para minha carreira”, finaliza Marcelle.