Pacote de obras destina aproximadamente R$ 400 milhões para 248 obras licitadas até o final do ano no município

Criciúma

Lançado em outubro de 2023, o Programa Acelera Criciúma tem transformado a cidade por meio de grandes investimentos nas áreas de infraestrutura, educação, saúde, turismo, entre outras. O programa destina aproximadamente R$ 400 milhões para 248 obras licitadas e programadas para o município até final do ano. O objetivo é entregar, em ritmo acelerado, uma obra a cada dois dias. Desses investimentos, mais de 120 obras estão em execução ou já foram inauguradas, totalizando aproximadamente 50% do programa.

“Nos últimos meses, trabalhamos incansavelmente, em ritmo acelerado, para impulsionarmos a economia da cidade e proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar para os mais de 240 mil criciumenses. A cidade se transformou em um grande canteiro de obras. A meta é entregar novas escolas, unidades de saúde e pavimentar todas as vias urbanas da cidade até o final do ano”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

De acordo com o secretário-geral da prefeitura e coordenador do Programa Acelera Criciúma, Arleu da Silveira, das 248 obras do cronograma, cerca de 60 estão em execução. Além disso, aproximadamente 40% estão em fase de projeto, somando mais de 90 novos investimentos para a cidade. “Seguimos o ritmo acelerado de obras em Criciúma. Já entregamos um quarto dos investimentos que o programa abrange. Uma boa quantidade está em andamento e em fase de projeto. Cerca de 5% estão em processo de licitação. Sem contar as que ainda serão encaminhadas”, afirmou.

O pacote de obras do Programa Acelera Criciúma abrange investimentos como a revitalização da Avenida Luiz Lazzarin e a implantação da Avenida Antônio Scotti, as obras do Canal Auxiliar, além de melhorias em áreas de lazer, como a Praça Abelle Colle, no bairro Comerciário, o Parque Ecológico Municipal, no Morro Cechinel, e o Parque Municipal da Santa Luzia, além da revitalização da Praça do Congresso, inaugurada em novembro de 2023 pela Administração Municipal.

Por meio de convênio com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), diversas ruas receberão, ainda, rede pluvial, terraplanagem, pavimentação e sinalização horizontal e vertical. Ao todo, ruas de 24 bairros de Criciúma foram, estão sendo, ou ainda serão pavimentadas. “Estamos comprometidos em entregar empreendimentos duradouros para a comunidade. No interior dos bairros, serão entregues 32 centros comunitários. Desses, 12 já estão em execução e 17 em fase de projeto. O objetivo é tornar Criciúma um lugar cada vez melhor para se viver”, completou o coordenador do Programa Acelera Criciúma.