Edmilson Zanatta esteve entre os homenageados na Câmara na noite desta quarta-feira.

A Câmara de Vereadores de Içara outorgou ao CEO da Tintas Farben, Edmilson Zanatta, o título de Cidadão Honorário do município, durante sessão especial na noite desta quarta-feira (20). Indicado pelo vereador Max Luiz, o empresário foi homenageado pelo papel de liderança e o envolvimento dele e da indústria com a comunidade.

Ao expressar a emoção pelo tributo realizado pelos vereadores içarenses, Zanatta enalteceu o orgulho da Farben de ter as raízes fixadas em território içarense. “A gente se sente muito orgulhoso e honrado pelo reconhecimento. A nossa empresa tem uma participação econômica expressiva pelo que produz, pelos empregos e a renda gerada, mas procuramos ir além, em iniciativas como ações voltadas à promoção do esporte, ao Barão do Rio Branco, clube de futebol vizinho à nossa sede e até a corrida que celebrou os nossos 30 anos, com trajeto pelas ruas do bairro Aurora”, enalteceu.

Sobre Edmilson Zanatta

Empresário com forte presença na comunidade e entusiasta do associativismo, Edmilson Zanatta é CEO da Tintas Farben, empresa sediada no bairro Aurora, em Içara, com 30 anos de mercado. Pertencente à segunda geração da empresa fundada pelo pai, Jayme Zanatta, Edmilson foi alçado à direção executiva da empresa em 2020.

A trajetória que o levou à função de executivo da empresa familiar tem como destaques a formação em Administração de Empresas pela UFSC e pós-graduações em Gestão Empresarial pela UFRGS e Gestão Estratégica pela Fundação Dom Cabral.

Edmilson atua também como acionista e conselheiro em outros negócios familiares, como a Open Market, TIS – Terminal Intermodal Sul e a recente aquisição, Colortech Tintas Anticorrosivas. No associativismo, marca presença como diretor da ACIC – Associação Empresarial de Criciúma, além de fazer parte do Conselho Superior da UNESC – Universidade Extremo Sul Catarinense.

Como premiações individuais, Edmilson foi finalista na categoria Líder Empresarial do Ano no Prêmio Lide-SC. No mesmo ano, recebeu homenagem do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, tornando-se patrono da formatura do Curso de Sargentos 2023/2.

Edmilson tem em seu perfil de liderança na empresa familiar um reconhecido foco em inovação, gestão eficiente, produção e expansão. Com 30 anos de atuação, a Tintas Farben emprega 550 pessoas e possui 120 representantes. A marca leva o nome de Içara a todas as regiões do Brasil e mais 13 países. A empresa possui também outras cinco unidades: Arapongas (PR), Caxias do Sul (RS), Guarulhos (SP), Buenos Aires (ARG) e Bogotá (COL).

Entre as diversas iniciativas e instituições apoiadas pela Farben estão:

  • o Bairro da Juventude, onde a empresa mantém de 2010, em parceria com a Unesc, um curso de formação de pintores para os segmentos moveleiro e industrial, além de doações periódicas realizadas pela empresa;
  • o projeto social e dos times de alto rendimento do Vôlei Mampi, que impacta dezenas de meninas de toda a região;
  • por meio da destinação de imposto de renda, a Farben apoiou/apoia a construção UTI neo natal do Hospital Nossa Senhora da Conceição, o Hospital São José, o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) de Içara, a APAE de Morro da Fumaça, o projeto Happy Face Criciúma, o Asilo São Vicente de Paula, a Abadeus, o Museu de zoologia Unesc e o projeto de teatro Revirado (apresentações teatrais em escolas)

Projeto liderado por Edmilson Zanatta, uma tradição anual da Farben é a reunião de colaboradores da empresa em forma de coro para levar alegria por meio da música a pacientes dos hospitais São José de Criciúma e São Donato de Içara. A ação virou tradição e consta no calendário da empresa próximo ao Natal.