Criatividade

Na presença de cinco ex-ministros da saúde, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu investimento em inovação e em soluções criativas para melhorar o atendimento à saúde no Brasil. Ele citou a fila de espera para atendimento especializado como um gargalo a ser resolvido emergencialmente. A afirmação foi feita na manhã de em reunião do Grupo Técnico de Saúde da transição de governo, em Brasília. Lula estava em São Paulo e participou da reunião por vídeo. Os ex-ministros presentes na sede da Fiocruz foram o senador Humberto Costa, o deputado federal Alexandre Padilha, Arthur Chioro, José Gomes Temporão e José Agenor.

Festa

Balneário Rincão entra no clima de Natal a partir desta sexta-feira. Um evento programado para às 19 horas vai marcar a chegada do Papai Noel e o ascendimento das luzes de Natal na cidade. Segundo a secretária de Educação Juci Fernandes, além da chegada do bom Velhinho, o evento terá também a apresentação de grupos de dança das escolas do município e de projetos sociais desenvolvidos no Rincão.

Sem gastos

A equipe de transição do governador eleito Jorginho Mello informou à imprensa na quarta-feira que pediu ao governo de Carlos Moisés que suspenda qualquer licitação ou novo contrato que gere despesa para o próximo governo. Em nota encaminhada ao governador, o grupo de transição ressalta que essa prática já é proibida pela Constituição do Estado e pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Não interfere

Conversei ontem na Massa FM com Israel Rabello, responsável pelo setor de projetos do Paço Municipal de Içara. Ele garante que a SC-445 não sofrerá interferência. “Essa obra vem sendo discutida há mais de um ano, não é algo que foi iniciado agora e todo o processo já está concluído”.

Covid-19

Casos de síndrome respiratória aguda grave por Covid-19 aumentaram nas tendências de longo prazo. A informação foi divulgada pelo Boletim Infogripe da Fiocruz e se refere ao período de 13 a 19 de novembro. Esse aumento acende um alerta para a maior ocorrência de casos graves de Covid, que começaram a partir do fim de outubro e início de novembro. Segundo os especialistas o aumento no número de casos foi provocado pelo surgimento de novas variantes.

Reconhecimento

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, foi reconhecido como prefeito inovador no 5º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes. O evento, promovido pela Rede Cidade Digital, foi realizado em Balneário Camboriú. Na ocasião, o reconhecimento veio pela implementação da Plataforma Digital TeleSaúde.