Dispositivo móvel de segurança será implementado nas 62 escolas municipais

Criciúma

As 62 escolas da rede municipal de ensino de Criciúma passam a contar com um novo dispositivo de segurança denominado “botão de emergência”. A iniciativa, desenvolvida após o trágico ataque a uma creche em Blumenau, completa um ano em 5 de abril, resultando na perda de quatro crianças.

A entrega oficial ocorreu durante um evento na sede da Defesa Civil, na tarde de quinta-feira (7). O dispositivo, uma espécie de porta-crachá, identificado unitariamente e móvel, foi distribuído para as diretoras das escolas, proporcionando uma resposta rápida em situações de emergência.

O “botão de emergência” é pré-programado e não requer instalação. Herlon Carlos de Souza, gestor de contratos da empresa vencedora da licitação, explicou que o dispositivo possui localização, fornecendo informações precisas sobre a posição do usuário. Quando acionado, a Central de Comando da Defesa Civil (CCO) é notificada por meio da internet e de uma ligação, permitindo a rápida intervenção dos órgãos de segurança.

No evento de lançamento, autoridades como o secretário de Educação de Criciúma, Celito Cardoso, o prefeito Clésio Salvaro e os senadores Marcos Pontes e Esperidião Amin destacaram a importância da tecnologia como uma medida eficaz de segurança nas escolas, proporcionando uma resposta ágil em situações críticas, sem a necessidade de um efetivo policial constante.

O prefeito Salvaro ressaltou: “No início, os pais cobravam segurança armada, mas queríamos algo que funcionasse efetivamente”. O senador Marcos Pontes expressou o desejo de replicar a iniciativa em São Paulo, enfatizando a importância de disseminar práticas eficazes em todo o Brasil. O senador Esperidião Amin destacou a tecnologia como uma resposta rápida e eficiente em momentos críticos, permitindo uma redução de danos significativa.