UTI segue o mesmo risco se o convênio com o governo estadual não for refeito

Içara

Sem acordo com o Governo do Estado, a maternidade do Hospital São Donato, em Içara, deverá encerrar as atividades a partir do dia 1º. A UTI da instituição hospitalar também segue sob o mesmo risco.

Como solução para a renovação do convênio, a direção do Hospital São Donato cogitou mudar o porte da unidade para nível 4 na Política Hospitalar Catarinense. Mas ouviu do Estado que não consegue atingir as metas necessárias para a mudança de nível. Em relação a maternidade, a meta é alcançar 125 partos por mês, mas recebe apenas 60 gestantes durante o período.

A ocupação dos leitos de UTI, no entanto, envolve outro debate. Enquanto o Estado afirma que a instituição não tem nem 50% de ocupação, a direção discorda. O diretor técnico Marcelo Vinhas, ressalta que, inclusive, já foi mostrado para os técnicos que a análise por faturamento não reflete a realidade.

“Eles estavam analisando a taxa de ocupação a partir do faturamento. Como não recebíamos o faturamento, a taxa dava baixa. Hoje temos 60% de taxa de ocupação”, garante.

Desde 2019, o hospital recebia do estado um convênio de R$ 313 mil para a manutenção da UTI. De lá para cá, a segunda UTI geral também foi habilitada. Mas, durante o atual governo, a secretária de Saúde, Carmem Zanotto, chamou a direção para rebater alguns valores.

“Ela nos chamou porque entendia que estávamos recebendo em duplicidade. Convênio mais produção. Provamos que não. Não recebíamos produção. Então, a partir de janeiro, já não recebemos nem produção da UTI, nem convênio”, lamenta o diretor.

A maternidade deve fechar as portas no dia 1º de maio. O hospital, através de convênio, recebia 150 mil por mês para esta manutenção. “Agora só recebemos 40 mil da contratualização, o que inviabiliza esse serviço”, ressalta ainda o diretor.

Em relação a UTI, a direção ainda busca uma solução, embora, atualmente, não haja qualquer sinalização positiva do estado. Atualmente a administração municipal direciona 50% dos valores arrecadados com IPTU para o custeio do Hospital São Donato.