Agroindústria içarense projeta dobrar a produção com obtenção do Sisbi

30

Além da expansão na produção própria, empresa tem a intenção de adquirir e inspecionar para a venda ovos produzidos em granjas da região

Içara

Atualmente produzindo em média 300 dúzias por dia, a Ovos Nany projeta dobrar a produção até o final de 2023, a partir da certificação de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). Após passar por todo o processo, a agroindústria içarense receberá a certificação em cerimônia agendada para o dia 8 de abril, às 15 horas, na sede da prefeitura de Içara.

“Estamos muito felizes em receber a certificação e poder abranger mais municípios, possibilitando a expansão da nossa produção e também abrindo portas para novos criadores. Poderemos adquirir ovos de outros produtores locais, inspecionar e vender com a nossa marca”, celebra o proprietário da empresa, Fabiano Bortolatto, que há cerca de 20 anos deixou a fumicultura para se dedicar à criação de galinhas caipiras na comunidade de Linha Pasqualini.

No início, com o Selo de Inspeção Municipal (SIM), a produção era comercializada apenas em Içara. “Há cerca de três anos, começamos a atender também a região da Amrec, principalmente Morro da Fumaça, pela proximidade, e Criciúma. Em Içara, vendemos para o Combo e, com o Sisbi, poderemos atender a unidade de Araranguá, algo que não é possível hoje”, cita Fabiano.

Ele explica que, apesar de o selo possibilitar a venda para todo o país, a intenção da empresa é concentrar-se no mercado regional, englobando as regiões de Tubarão, Carbonífera e Extremo Sul do Estado. No momento, o aviário conta com cerca de 4 mil poedeiras. Além de supermercados, o produto está presente na merenda escolar e pode ser encontrado também na Feira da Agricultura Familiar de Içara.

Certificação

A Salumeria Nórcia, de Nova Veneza, foi a primeira agroindústria da região a receber o certificado de adesão ao Sisbi, em cerimônia realizada nessa segunda-feira, dia 28. Todo o trabalho de adequação foi executado por meio do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (CIM-Amrec), que recebeu do Ministério de Agricultura no novembro de 2021 o certificado de equivalência.

Inicialmente, além das duas empresas, agroindústrias de Siderópolis e Lauro Müller passaram por auditoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e estão se adequando para também receber a certificação.

“O segredo do sucesso é a parceria. Do Governo do Estado, por meio da Epagri e Cidasc, dos municípios, dos secretários de Agricultura e da iniciativa privada. A região vai se desenvolver ainda mais. De um campo limitado, agora o mundo é o campo a ser explorado”, entende o presidente do CIM-Amrec e prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Faveri.

Colaboração Andreia Limas, Canal Içara.