Dedê se manifesta

Presidente da Cooperaliança, Reginaldo de Jesus, falou ontem (3) pela primeira vez do processo de investigação do qual vem sendo alvo. Em entrevista à Massa FM, Dedê fez questão de deixar claro que o assunto está entregue aos seus advogados. Ele assegurou, no entanto, que está tranquilo e ciente de que, ao final do inquérito, ficará claro que nenhuma irregularidade foi cometida. “Eu estou com a consciência tranquila, respeitando o processo de investigação, mas ciente de que nada de errado foi feito. Também faço questão de deixar claro que a cooperativa não está sendo investigada, nenhum dos conselheiros está sendo investigado. É o meu CPF que está sendo investigado, mas repito, estou tranquilo, ciente da minha lisura frente à Cooperaliança e deixando esse assunto aos advogados.”

Dedê também fez questão de ressaltar o trabalho da atual administração. “A cooperativa foi saneada, não há uma dívida neste momento e temos 10 milhões em caixa. A cooperativa foi modernizada, foi para o mercado livre e é um braço importante no desenvolvimento de Içara. Somos parceiros da cidade, da região e das nossas principais entidades.”

Dedê também falou sobre as ações desenvolvidas pela cooperativa, como a troca de posteamento para a obra da SC 445. Falou da tarifa: “que será revista agora em agosto pela Aneel, e esperamos que a variação fique em 5%” e não deixou sem resposta ouvinte que questionou sobre iluminação pública. “A economia aumentou com as lâmpadas de LED, e a arrecadação da Cosip aumentou. Isso eu posso falar, mas só até aí, porque iluminação pública não é responsabilidade da Cooperaliança. Apenas recebemos e repassamos o recurso para o município. Não é responsabilidade nossa.”

Na China

Uma comitiva liderada pelo Siecesc e com representantes da Diamante Energia, que faz a gestão da Usina Jorge Lacerda, cumpre agenda ao longo dos próximos dias na China. Segundo o engenheiro Fernando Zanca, presidente do Siecesc, durante a viagem o grupo vai em busca de parcerias e também de tecnologia para produção de fertilizantes à base de carvão.

Belo evento

Içara abre oficialmente nesta noite de quinta-feira mais uma edição do Festival das Etnias. O evento será realizado em paralelo à Festa de São Donato. Nesta quinta-feira a atração fica a cargo da etnia afro que vai levar pagode, caipirinha e caldinho de feijão para distribuição gratuita na praça. O evento segue até domingo com a presença ainda dos poloneses, açorianos e italianos.

Em alerta

Em apenas oito meses, Santa Catarina já atingiu o mesmo número de 90 óbitos de dengue, o mesmo número que o registrado em todo o ano passado. Há ainda outras oito mortes suspeitas em investigação. Os dados atualizados foram divulgados nesta quarta-feira. O estado também recebeu uma visita técnica de integrantes do Ministério da Saúde. O objetivo do encontro é traçar ações para barrar o avanço da doença no estado.

Homenagem

A reitora Luciane Bisognin Ceretta recebeu o mérito da Educação Comunitária, concedido pela Associação Brasileira de Universidades Comunitárias, em Brasília. Liderança estadual na defesa pelas instituições de cunho comunitário e atualmente presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane foi homenageada entre 16 personalidades nacionais na 49ª Assembleia Geral Ordinária da Abruc. O evento celebra os 10 anos da promulgação da Lei 12.881/13, a Lei das Comunitárias. “Recebo este reconhecimento com alegria. A Lei que completa dez anos em 2023 é um grande marco para as nossas universidades, pois regulamentou nossa atuação, permitindo que possamos reinvestir recursos a bem das nossas comunidades e, assim, ampliar a nossa atuação na busca pelo desenvolvimento socioeconômico da nossa sociedade”, destaca a reitora.

Posse

Ricardo Guidi assume na próxima segunda-feira a secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde de Santa Catarina. A posse ocorrerá na Casa d’Agronômica, a partir das 10h30min. Ele será o primeiro criciumense no secretariado e seguirá trabalhando pautas para melhorar a vida das pessoas, assim como já fazia na Câmara Federal. “Vamos trabalhar pensando sempre no desenvolvimento sustentável do estado, priorizando ações de interesse público em sintonia com áreas importantes como o turismo e a defesa civil, além de ser também o canal de comunicação de Criciúma e da região Sul com o governo do Estado”, pontuou Guidi.