Prefeito disse em coletiva que, se houver irregularidades, são de responsabilidade do vice

Forquilhinha

A Polícia Civil prendeu um empresário e uma funcionária por fraude em licitações em Forquilhinha, envolvendo a cobertura de um ginásio numa operação chamada Maktub. As prisões ocorreram ontem (27), após investigações em seis municípios. A operação mirou irregularidades em três concorrências públicas da Prefeitura, resultando na prisão de um empresário e sua funcionária, cujos nomes não foram divulgados.

A operação investiga fraudes na escolha de uma empresa para instalação de estrutura metálica em um ginásio escolar. A denúncia partiu de um concorrente que alegou direcionamento do certame, confirmado por tentativas de corrupção e evidências de manipulação de processos licitatórios, inclusive com interrupções pelo Tribunal de Contas por cláusulas restritivas.

As autoridades executaram mandados de prisão preventiva e temporária, além de afastamentos de funções públicas e suspensão de contratos. A investigação contou com apoio dos órgãos de combate à corrupção e crime organizado.

Prefeito defende comissão e critica vice

Em coletiva, o prefeito de Forquilhinha, José Claudio Gonçalves, responsabilizou o vice-prefeito, Valcir Antonio Matias, pelas irregularidades na licitação da cobertura de um ginásio e isentou a comissão de licitação. Gonçalves destacou a mudança de local do ginásio como ponto crítico, gerando atrasos e necessidade de novos processos licitatórios. Ele enfatizou a confiança na idoneidade da comissão e negou falhas no processo, apontando para a investigação como meio de identificar os verdadeiros culpados.