Impeachment segue

O governador Carlos Moisés, que nos últimos dias vem ganhando destaque na imprensa nacional alegando que é vítima de um golpe, um terceiro turno articulado pela Assembleia Legislativa, sofreu mais uma derrota. A ministra Rosa Weber negou o recurso apresentado pela defesa do chefe do executivo catarinense. Os advogados de Moisés alegavam “descumprimento de preceito fundamental”. Se a tese fosse aceita, todos os processos de impeachment, incluindo o do governador do Rio, seriam paralisados. Não deu. O processo vai seguir e o governador vai ter que se explicar, principalmente sobre porque raios autorizou o pagamento antecipado dos respiradores da Veigamed. Em recente entrevista à Folha de São Paulo e a revista Veja, Moisés vendeu seu governo como o mais eficiente as últimas décadas em Santa Catarina e se disse alvo de uma perseguição daqueles que ele derrotou nas urnas. Pelo visto, falta humildade ao governador. A mesma humildade que deve culminar com sua queda.

Começou

Desde ontem está aberta oficialmente a temporada de corrida atrás do voto. Candidatos em toda a região já inundaram as mídias sociais com jingles, slogans, promessas e, claro, muitos pedidos de votos. Em uma eleição em que o diferente vai estar tão presente por conta da pandemia, usar bem a internet e seus recursos será fundamental para garantir a vitória no dia 15 de novembro. Agora é preciso saber a dose certa de usar as redes. Tem gente que nas primeiras 24 horas já abusou, se tornou tão inconveniente que corre inclusive o risco de perder qualquer chance com seu eleitor.

Apelo às fumageiras

Secretaria de Agricultura de Içara e o Sindicato dos Produtores Rurais está encaminhando pedido para as fumageiras. Querem a compra de parte da safra ainda este ano. “O ano começou ruim com seca e prejuízo no campo, agora eles estão com fumo pronto para ser entregue, mas as empresas compram só no ano que vem. Isso vai deixar a situação para as famílias muito complicada. Precisamos fazer essa pressão”, explica o secretário Ivan Isoppo.

Importante

Jair D’Stefani, que preside o sindicato rural de Içara, também acompanhou Isoppo ontem na Massa FM. Ele fez questão de destacar a importância que o fumo ainda tem para as famílias de agricultores. “Tem uma rentabilidade muito boa. Então é preciso que as pessoas possam entender e mesclar o fumo com outras culturas para tornar a pequena propriedade cada vez mais rentável”, orienta.

Não deve voltar

A Secretaria de Estado da Educação não deve confirmar a previsão de retorno das atividades nas escolas para este ano. Apesar da vontade de muitos pais e muitos estudantes, que já estão extenuados com as aulas online, a volta nas salas de aula vai ficar mesmo para o ano que vem.

Otimismo

Na indústria, ele voltou a crescer. Pelo menos foi o que ficou evidente que os dados divulgados ontem pelo Governo Federal. Eles indicam uma aposta da classe empresarial do país na retomada do crescimento da economia. A torcida é para que a previsão vire realidade.

De perto

OAB de Criciúma acompanhou de perto a vistoria feita na agência do INSS de Criciúma. É essa vistoria que vai permitir a volta ao trabalho dos médicos peritos do instituto e com isso garantir atendimento a muita gente que precisa e que está aguardando desde março, quando as atividades foram paralisadas por conta da pandemia.