Antecipação do pleito

Com uma margem apertada de 135 votos, a Chapa 1 venceu a disputa para comandar o Conselho Fiscal da Cooperaliança. A eleição movimentou a cidade ao longo dos últimos dias e foi o principal assunto do sábado em Içara. Ao todo, 5054 pessoas compareceram ao Colégio Salete Scotti para participar do pleito. Deste total, 2572 votaram na Chapa 1 e 2437 optaram pela Chapa 2. 45 pessoas preferiram anular ou votar em branco. Nos bastidores, a avaliação, especialmente de opositores à prefeita Dalvania Cardoso, é de que o resultado representou uma amarga derrota para a chefe do Executivo e que serviu para unificar o MDB. Dalvania, de fato, se envolveu no processo, mobilizou funcionários do Paço (palavras da própria prefeita nas redes sociais) e reuniu nesse propósito empresários e representantes de vários partidos em torno da Chapa 2. Chegou perto, mas não levou. Ontem, no Microfone Aberto da Massa FM, Reginaldo de Jesus aproveitou para alfinetar a prefeita. “Que história é essa de podridão? Eu te conheço, acha que é a única patriota?”, questionou.

Invertida

O caso do morador em situação de rua abordado pelo prefeito Clésio Salvaro ganhou um novo desdobramento. Uma empresa que presta serviços ao município contratou o rapaz. Agora, com carteira assinada, ele vai receber salário de 1,7 mil reais mais benefícios. Em entrevista à Massa FM, o prefeito ressaltou que a cidade segue com vagas para aqueles que querem mudar de vida e trabalhar. “O Marcos não é uma exceção. Essa oportunidade está à disposição para todos os demais, basta querer. A esquerda quer outra política, mas aqui nossa postura é outra e vamos continuar nesse caminho”.

Em funcionamento

Um novo sistema de radares está em operação nas ruas de Criciúma desde o sábado. Segundo Gustavo Medeiros, diretor de trânsito da cidade, não houve ampliação de pontos monitorados e sim uma troca no sistema. Os equipamentos, mais modernos, também permitem a leitura automática das placas. O Sistema OCR permite que carros com registro de roubo e furto possam ser rapidamente localizados e recuperados.

Arrecadação

O município de Criciúma espera arrecadar mais de 50 milhões de reais com o IPTU 2024. A informação é do secretário de Fazenda Wagner Espíndola. Em entrevista à Massa FM, ele lembrou que a cidade tem uma taxa de inadimplência de 3%, uma das menores do país. O pagamento em cota única do IPTU de Criciúma tem prazo limite no dia 15 de março. O valor também pode ser parcelado em até 10 vezes, mas a parcela não pode ser inferior a 150 reais.

Clínica

A Cooperaliança deve implantar ainda no primeiro trimestre uma clínica de saúde. A proposta foi votada e aprovada na assembleia da última sexta-feira. Serão investidos pelo menos 2 milhões de reais no projeto. A intenção é oferecer serviço gratuito aos associados e com preços simbólicos para os dependentes. O projeto é semelhante ao modelo já em funcionamento na Cermoful de Morro da Fumaça. Serão oito especialidades. “Em um segundo momento, pensamos em levar uma unidade para o Rincão, mas neste primeiro momento, todo o processo de atendimento vai ser concentrado em Içara”.