Francisco de Assis

Francisco de Assis, Santo que impregnou a imaginação de toda a sociedade de sua época. O pai de Francisco era um rico comerciante, porém não o seguiu.  ” Ainda jovem não gostava de comercializar e sentia em si um forte pendor para os prazeres do mundo. Somente a educação sólida e a profunda religiosidade que recebera de sua piedosa mãe fizeram-no evitar cuidadosamente as más companhias”.  Deus o chamou e Francisco seguiu seus ensinamentos, com amor abraçou os pobres nas ruas, num tempo em que “a sociedade estava naufragada no materialismo e ambição. Dante Alighieri disse que ele foi uma “luz que brilhou sobre o mundo”. Um dia ao passar por um mendigo tirou de si um manto novo, trocou-o pelos farrapos que usava. Sua regra “A pobreza é o caminho da salvação, o fundamento da humildade, e a raiz da perfeição”. Descrevia-se como um “Franguinho Preto”, e o retrato pintado no Fioretti segue a mesma linha, mostrando-o como um homem miúdo de aspecto muito desprezível e vil e que por esse motivo nunca conseguia muitas esmolas entre as pessoas que não o conheciam. São Francisco deixou escritos, fonte de grande importância e luz… A “Senhora Pobreza” que ele costumava dizer ter desposado, seria um instrumento para obter a purificação e a comunhão com o semelhante. O Papa João Paulo II, em 1979, o proclamou “Santo Patrono dos Ecologistas”. Aos seus próprios seguidores, Francisco dissera: “Assim como anunciais a paz pela boca, estejais certos de que a paz esteja em vossos corações”.

Francisco foi a maior figura do Cristianismo e assim surgiram inumeráveis representantes na arte e na pesquisa acadêmica moderna. Atualmente sua santidade está representada na escultura, na pintura e será eternamente a inspiração de diversos músicos. Foi uma figura histórica e social e faleceu em 1228. Foi canonizado pela Igreja Católica e sempre será admirado e conhecido como o Santo Patrono dos animais. O município de Canindé no estado do Ceará, é o maior foco para as romarias franciscanas no Brasil, atrai 2,5 milhões de romeiros anualmente, onde foi erguida uma estátua do santo medindo 30,25 metros de altura. Francisco foi ainda escolhido padroeiro de grande quantidade de templos, asilos, escolas e outras instituições em todo o mundo.

Chegou o outono, época maravilhosa de amor, vamos observar os semelhantes. Chegou num tempo de oração, de ir até a Igreja São Donato e rezar.

“É a nossa vida que deve falar, uma vida na qual transparece a alegria e a beleza de viver o Evangelho e seguir a Cristo.” (Papa Francisco)