Deputado Jessé Lopes quer retratação do governador

507

A briga dentro do PSL em função da postura nas redes sociais dos deputados Jessé Lopes e Ana Campagnolo e da reação do governador Carlos Moisés da Silva teve mais um capítulo ontem nos bastidores da política. Numa reunião da bancada do PSL na Assembleia, os seis deputados hipotecaram solidariedade aos colegas Jessé e Ana.

O líder da bancada, deputado Ricardo Alba, saiu da reunião com a missão de procurar o governador Carlos Moisés e tentar a pacificação no partido. Querem a desistência do processo de expulsão dos deputados.

Jessé até impôs condição para a pacificação: que o governador faça uma retratação pública, e encaminhe pedido à executiva nacional do partido de arquivamento em definitivo do processo de expulsão.

Nota à imprensa

O presidente estadual do PSL, deputado federal Fabio Schiochet, encaminhou nota à imprensa ontem afirmando que não foi pedido do governador a decisão de querer expulsar os dois do partido.

A nota diz: “A Executiva Nacional do PSL recebeu de seus filiados e simpatizantes solicitação para investigação por parte do Conselho de Ética do PSL Nacional de inúmeras publicações, consideradas pelos denunciantes como vexatórias, direcionadas ao Sr. Carlos Moisés da Silva, Governador do Estado de SC, dentre elas publicações contendo charges, comentários, vídeos e outras manifestações de alegada autoria dos Deputados do PSL-SC Jessé Lopes e Ana Caroline Campagnolo. Esclarecemos que esta Direção Estadual do Partido aguardará a decisão do referido Conselho de Ética para posterior manifestação acerca do mérito das questões alegadas pelos denunciantes”.

Schiochet marcou reunião com Jessé no gabinete dele na Assembleia ontem, mas houve problema no voo para vir de Brasília e a reunião deve ficar para hoje. Para pôr panos quentes sobre a briga, o deputado federal Daniel Freitas deve tratar do assunto com o governador Moisés.

Deputada nas redes

A deputada Ana Campagnolo não baixou a guarda e usou as redes sociais para dar recado ao governador. Ela escreveu:

“O sr fez muito bem em recuar, senhor Governador. Espero que tenha percebido que me expulsar do partido do Bolsonaro não é tarefa fácil mesmo para um Governador. É lamentável ver a sua equipe se virando nos trinta para tentar passar a imagem de que não foi o sr. quem pessoalmente e autoritariamente exigiu minha saída. Sabemos que foi. Sou membro da Executiva Estadual do PSL e nenhuma reunião foi realizada nos últimos sete dias. Também sou vice-presidente do PSL de Itajaí e vice-presidente nacional da Juventude. Antes de o sr entregar seu primeiro santinho, eu já andava pelos corredores de Brasília fazendo coro aos direitistas, recebendo e dando apoio a corajosos conservadores”.

O deputado Jessé Lopes comentou a publicação: “Quem armou o circo é que tem que subir no picadeiro! Nada de tirar o corpo fora! Tmj deputada!”.

Governador desgastado

A repercussão do caso está gerando desgaste do governador Moisés, que já teve que recuar no caso do ICMS dos defensivos agrícolas (leia matéria abaixo). A nota da executiva estadual do PSL só tentou maquiar o que nos bastidores todos sabiam. O governador usou do cargo e influência para pedir a expulsão de Jessé e Ana. Os dois são os mais bolsonaristas do partido e Moisés o menos.

O fato é que o processo de expulsão até às 19 horas de ontem seguia aberto.