Uma boa notícia

Para mudar o tom uma boa notícia. Dados divulgados nesta terça-feira pelo Caged mostram que o ano começou com crescimento na oferta de empregos em Criciúma e região. Na Amrec foram mais de 1,3 mil vagas. No Sul do Estado, levando em consideração as regiões de Tubarão, Criciúma e Araranguá foram quase 3,5 mil vagas. O cenário foi positivo também em todo o Brasil. Foi o melhor janeiro desde 1992. Na Amrec há ainda um outro fator positivo a ser avaliado. O banco de empregos da Acic tem mais de 4 mil vagas. Reforçando aquela tese já defendida no ano passado pelo presidente Moacir Dagostin de que temos carência de mão de obra qualificada. Claro que não dá para olhar para esses números e imaginar que está tudo voltando aos trilhos. É preciso que sejamos sinceros, estamos bem longe de uma calmaria. Os dados servem, no entanto, como indicativo de que se houver vacinação em massa, se o cidadão se proteger, se houver uma política clara do governo, se as reformas saírem se o mais Brasil e menos Brasília se tornar prática e não discurso, o Brasil se apruma, coloca o bico do avião para cima e volta a crescer. Mas para isso, é preciso ação clara do governo Federal, que neste momento ainda está devendo.

Errou

Vereadora Giovana Mondardo errou ao citar em seu discurso segunda-feira na sessão da Câmara que Criciúma tinha caso de fura filas para vacinação da Covid. A declaração pegou mal e foi dita em um momento que a parlamentar tentava defender seu projeto de transparência no combate ao Covid-19

Reconheceu

A própria Giovana reconheceu o erro. Tão logo acabou a sessão ela ligou para o secretário Acélio Casagrande, assumiu o equívoco e pediu desculpas. Também fez isso publicamente na imprensa mostrando que o gesto na Câmara não foi intencional.

Melhorou

Para fechar o episódio ela foi até o líder do Governo Nícola Martins para encontrar uma alternativa para o projeto proposto por ela. A proposta foi elogiada, mas esbarrou na legalidade. Seria viável se saísse do Governo. Agora a parlamentar vai fazer uma indicação para que o município encaminhe o projeto para o legislativo. Fez do limão uma limonada.

Voltando

Vereador Arleu da Silveira disse ontem na Sessão da Câmara de Vereadores que o legislativo vai voltar as atividades presenciais na próxima segunda-feira. A Câmara viveu uma quarentena de dez dias depois que uma funcionária testou positivo. A volta as sessões presenciais, no entanto, não é obrigatória. Quem não se sentir seguro segue no online.

Melhor do Estado

Prefeitura de Criciúma comemorou a nota máxima em transparência do governo municipal. É a melhor avaliação do Estado. Claro que os opositores de Salvaro torceram o nariz, discordaram, chamaram a imprensa de pelega e por aí vai. Vale só ressaltar que os dados são da Controladoria Geral da União. É ela quem avalia e diz se o município cumpre os requisitos para ser considerada uma cidade transparente.

Hora de rever

Vereador Rodrigo Gonçalves fez um pedido para que a empresa responsável pelo estacionamento rotativo na cidade dê explicações aos vereadores sobre o funcionamento do serviço. O vereador alega que é crescente o número de reclamações de usuários que enfrentam dificuldades para encontrar um monitor. “Estacionam e não encontram ninguém para pagar. Depois quando retornam há um aviso para pagar 18 reais para regularizar o serviço”, pontua o vereador. Essa não é a primeira vez que essa reclamação vem à tona. A empresa alega que há aplicativo para fazer o pagamento e evitar o transtorno, mas a verdade é que muita gente ainda aguarda o monitor para fazer o pagamento. Considero o serviço indispensável, mas esse relação entre o prestador de serviço e usuário pode sim ser melhorada.

Aguardando

CDL de Içara vai, depois de muito tempo, enfrentar um data comemorativa sem uma programação especial. A decisão foi tomada porque não há qualquer garantia de que as lojas vão estar abertas. A incerteza deixou os brindes do coelhinho para o ano que vem. O empenho neste momento é para mobilizar as lideranças comerciais e empresariais de todo o Estado para evitar um novo fechamento.

Tecnologia para economizar

Presidente da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça cortou cargos e agora está investindo em tecnologia. Segundo ele as medidas devem garantir uma economia de até 80 mil reais aos cofres do município.