Ao longo de sua trajetória, o curso já ultrapassa 1,5 mil egressos, que atuam na região e em todo o país

Criciúma

Na Unesc, a formação em Enfermagem é completa e abrangente, integrando teoria, prática e Extensão, desde a primeira fase da graduação. Com uma trajetória de 22 anos, a Instituição já formou aproximadamente 1,5 mil profissionais altamente capacitados.

A reitora Luciane Bisognin Ceretta, destaca o compromisso da Universidade com o Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, ressaltando a valorização da formação dos enfermeiros. “Acreditamos no potencial dos nossos estudantes e os preparamos para enfrentar os desafios da profissão com excelência e sensibilidade humanística. Oferecemos um ambiente propício para o desenvolvimento acadêmico e pessoal, estimulando o crescimento profissional”, afirma Luciane, pessoalmente apaixonada pela área de Enfermagem, curso no qual é formada e por meio do qual iniciou sua trajetória.

Além da assistência direta ao paciente, a formação na Unesc destaca-se por abranger atividades gerenciais, educacionais, de pesquisa e liderança. “Essas competências são consideradas essenciais para assegurar a qualidade e eficiência dos serviços prestados na área de saúde”, completa a reitora.

A coordenadora do curso de Enfermagem, Paula Zugno, ressalta a relevância da profissão e o potencial de crescimento e realização profissional que a profissão oferece. “Ao adotarmos uma abordagem persistente e dedicada na prestação de cuidados de qualidade, os acadêmicos e egressos têm a oportunidade de impactar positivamente a vida das pessoas, contribuindo para o progresso do campo da saúde”, destaca.

Conforme Paula, desde o início do curso, os acadêmicos têm a chance de vivenciar aulas práticas e estabelecer contato com a comunidade, participando de atividades em hospitais regionais e Unidades Básicas de Saúde. “Os estágios supervisionados nos anos finais proporcionam uma formação abrangente, preparando os estudantes para diversas áreas de atuação, incluindo clínicas particulares, hospitais, unidades de saúde básica, pronto atendimentos, pesquisa universitária e laboratórios, tanto públicos quanto privados. Há, ainda, a possibilidade de empreender em consultórios próprios de enfermagem”, analisa Paula.

Biomedicina é alternativa

Outra alternativa no campo da saúde na Unesc é a Biomedicina. Criado em 2012, este curso destaca-se não apenas regionalmente, mas também nacionalmente. Com mais de 350 profissionais capacitados desde sua implementação, a biomedicina oferece amplas oportunidades de atuação.

Com mais de 30 áreas de especialização, como Patologia Clínica, Biomedicina Estética e Reprodução Assistida, os graduados têm a versatilidade necessária para diversificar suas carreiras. “O diferencial é que o profissional pode atuar em múltiplas especialidades, ampliando suas possibilidades de carreira”, destaca o coordenador do curso, Hugo Galvane Zapelini.

A abordagem prática desde os estágios iniciais, através do método de ensino Graduação Multi, e a infraestrutura tecnológica dos laboratórios oferecem uma experiência de aprendizado de alta qualidade aos alunos da Unesc.

A reitora Luciane Bisognin Ceretta enfatiza que a formação excepcional da Universidade capacita os estudantes para desempenharem papéis relevantes na saúde e ciência, tanto nacional quanto internacionalmente.

Além da estrutura de qualidade, os acadêmicos têm acesso a oportunidades de estágio em clínicas, hospitais e laboratórios regionais, permitindo experiência prática desde cedo. Com um corpo docente altamente qualificado e engajamento em projetos de pesquisa nos laboratórios da Universidade, o curso de Biomedicina na Unesc prepara os alunos para contribuírem de maneira significativa para o avanço científico em prol do bem-estar da humanidade.