Olho no IPTU

Os contribuintes do município de Balneário Rincão têm até o dia 10 de fevereiro para efetuarem o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em cota única. Aqueles que optarem por quitar o valor total de uma só vez receberão um desconto de 7%, concedido pela Administração Municipal. Quem preferir também pode realizar o pagamento de forma parcelada em até cinco vezes, com o primeiro vencimento também em 10 de fevereiro. Os carnês estarão disponíveis para retirada na Central de Atendimento, situada na Rua Urubici, ao lado da Polícia Civil, com atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h. Adicionalmente, os carnês podem ser obtidos através do site da prefeitura www.balneariorincao.sc.gov.br. Segundo Ramires Lino, secretário de Administração e Finanças do município, foram lançados 10 milhões de reais em carnês. “E a nossa expectativa é de que a inadimplência sofra uma redução e a gente consiga arrecadar algo em torno de 8 milhões. É um recurso importante porque todo esse dinheiro fica por aqui e vai ser investido nas ações que transformam a cidade”, pontua.

Equilíbrio nas contas

Em entrevista à Massa FM, ele também ressaltou o equilíbrio nas contas do município. Ramires lembrou que mesmo em um ano onde as prefeituras sentiram muito o impacto na queda da arrecadação, o Rincão conseguiu avançar em seu planejamento. “A cidade se organizou bem, o prefeito Jairo e o vice Luiz e toda a equipe têm trabalhado com os pés no chão, usando bem o recurso e economizando o máximo para que a cidade possa avançar de maneira consolidada”.

Organizando o partido

Prefeito em exercício de Içara, Jandir Soratto, disse ontem pela manhã durante entrevista à Massa FM que a partir de março começa de maneira mais efetiva a organização do partido. “Estou presidente e tenho essa missão também de definir as ações para o processo eleitoral deste ano. A meta é sair do processo cada vez mais fortalecido”.

Mega

CDL de Criciúma está fazendo os últimos ajustes para a edição 2024 da Megaliquidação. O evento abre oficialmente na próxima segunda-feira e segue até o dia 10. Em entrevista à Massa FM, o presidente André Luiz Santiago destacou que a mega é uma boa oportunidade para atrair os consumidores e movimentar o setor no período considerado de entressafra para o comércio. Na edição deste ano, a adesão à promoção é gratuita. A expectativa é que a Mega envolva todos os segmentos do comércio e prestadores de serviço da cidade.

Educação

Mais da metade das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública não aprenderam a ler e escrever no Brasil. A informação é do Unicef, com base nos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2021. Segundo o Unicef, os resultados indicam que 56% dessas crianças não foram alfabetizadas na faixa etária esperada, e elas se somam a outros milhares de meninas e meninos no Brasil que estão na escola, sem saber ler e escrever.

Prouni

As inscrições para o Prouni, que é o Programa Universidade para Todos, começaram ontem e, só no primeiro dia, mais de 425 mil pessoas já tinham feito a inscrição, segundo o Ministério da Educação. O prazo para participar do Prouni termina na quinta-feira. O programa oferece bolsas de estudos integrais e parciais em instituições de ensino particulares. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia seis de fevereiro.

Em silêncio

MDB de Içara, que foi o primeiro a se posicionar no ano passado sobre o processo eleitoral, começou o ano na muda. Lideranças do partido entendem que esse é o momento de aguardar a movimentação dos adversários para só então mover a próxima peça do tabuleiro. Para os adversários, a posição do partido só evidencia que a legenda está começando o ano eleitoral sem muitas alternativas.

Ajustando

Presidente Max Luís está nos últimos ajustes para a retomada do ano no Legislativo de Içara. É o último ano como presidente da Casa, e ele projeta um 2024 de muito trabalho na Câmara que, em 2023, conseguiu economia recorde e também tirou do papel o famigerado plano diretor.