Foram colocados cerca de 100 caminhões de areia no local e uma arquibancada que foi usada nas Olimpíadas Rio-2016

Balneário Rincão

Com entrada gratuita, o Mundial de Beach Tennis Unimed irá gerar um grande impacto na economia da região. Com uma operação de logística, a infraestrutura já está sendo montada e irá transformar a praça de eventos do Balneário Rincão. O espaço de cerca de 11 mil metros, totalmente revitalizado pela Prefeitura municipal, há 15 dias está repleto de retroescavadeiras e rolos de compressão trabalhando para nivelar todo o local. Foram 100 caminhões de areia despejados na praça, em uma operação nunca antes vista para um Mundial de Beach Tennis.

“Os outros grandes eventos são jogados na praia, onde já tem areia. Desta vez, foram montadas 12 quadras partindo do zero e trouxemos areia para todo o entorno da praça pública, transformando-a em uma grande praia”, destaca o Prefeito de Balneário Rincão, Jairo Celoy Custodio. “É uma área bem localizada, regularizamos o solo com a areia branca própria para o esporte, em torno de 1300 metros cúbicos de areia. Foi uma experiência única montar as quadras que parecem ser simples, mas que tem detalhes importantes para o decorrer da competição. O evento será um diferencial para a nossa cidade, além de um marco para o Beach Tennis do Brasil”, fala Luis Gustavo Laurindo, vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos da Prefeitura do Balneário Rincão.

O evento gratuito irá acontecer entre 16 e 20 de fevereiro, aberto ao público, trazendo o Beach Tennis para mais perto dos amantes deste esporte que virou febre entre os catarinenses. “Montamos 25 tendas, 6 arquibancadas, mais de 200 metros de boxes, mais de 200 mesas e 700 cadeiras para os espaços comuns. A operação logística demorou quase 20 dias e vai entregar uma estrutura nunca antes vista no Beach Tennis mundial”, salienta Alexandre Farias, presidente da Federação Catarinense de Tênis.

Público esperado

Serão cerca de 2 mil pessoas entre atletas, acompanhantes, staff e público. “Estimamos uma injeção de R$ 3 milhões na economia local”, destaca o presidente da Federação Catarinense de Tênis.

O Mundial Rincão de Beach Tennis Unimed já começa a ser desenhado como um dos maiores do mundo em termos de estrutura. A arquibancada é a mesma que foi usada provisoriamente nas Olimpíadas Rio-2016, moderna, com assentos e com capacidade para 1090 pessoas. “São mais de 48 funcionários diretos (entre staff e arbitragem), fora os indiretos, terceirizados das montadoras, operação de bar e de muitos serviços”, complementa Farias. Os atletas ficarão em hotéis e os participantes do torneio amador, promovido em paralelo com o Mundial ficarão em hotel e até em casas locadas. Os 8 atletas cabeças de chave das categorias masculina e feminina recebem gratuidade de hotel por parte do torneio.

As estrelas mundiais do Beach Tennis irão aterrissar em Santa Catarina, sendo 31 atletas posicionados entre os Top 20 internacionais no ranking masculino e feminino. Entre os atletas que moram em Santa Catarina, Vinícius Font, Top 9 do mundo, fala do orgulho em participar de um evento deste porte no nosso estado “Eu estou muito feliz de ver o Balneário Rincão, terra catarinense, ser palco de um dos maiores torneios da história do Brasil. Passamos anos viajando para Itália, Rússia, França, entre outros países, para ter a oportunidade de jogar torneios importantes para o ranking. Sempre lutei para ver o beach tennis crescer no Brasil e poder viver isso em casa é a realização de um sonho”. A competição é de nível BT 400, com premiação de 35 mil dólares e chancela da Federação Internacional de Tênis (ITF). Teremos atletas vindos de mais de 14 países e de 15 estados brasileiros. Em paralelo ao evento irá acontecer um torneio amador oficial, o Aberto Nacional de Beach Tennis Balneário Rincão (CBT GA), contando pontos para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis.