Vai voltar

O STJ determinou o retorno imediato do prefeito de Urussanga, Luís Gustavo Cancellier (PP). Ele teve seu período de liminar deferido pela Justiça e vai voltar as funções de chefe do executivo mais de um ano depois de seus afastamento.

Grande evento

Abimar inaugura nesta sexta-feira a primeira parte da megaloja do Balneário Ricão. “A estrutura toda tem 11 mil metros quadrados, mas vamos iniciar utilizando 7,5 mil metros”, ressalta Custódio Abílio da Silva, o Neném do Abimar. Neném e o irmão Donizete também nunca esconderam o carinho especial da empresa pelo Balneário Rincão. “Foi lá onde tudo começou”, destaca Neném. Em fase de acabamento a loja terá a mesma estrutura da Loja de Araranguá e além do supermercado terá lojas de suporte como restaurantes, lanchonetes e demais segmentos. “Será uma grande unidade, do tamanho que a praia merece. Estrutura é quase uma cópia de Araranguá. Nós sempre tivemos o desejo de retribuir ao povo do Balneário Rincão todo o sucesso que ele nos deu. A obra também é uma aposta que estamos fazendo no desenvolvimento do Rincão”.

Estratégia

Com investimento de mais de 13 milhões de reais, a obra do novo complexo do São Donato segue em ritmo acelerado. A expectativa é que até o final do ano toda estrutura esteja pronta para inauguração no dia 30 de dezembro. Em paralelo a isso, estamos trabalhando para assegurar os recursos necessários para mobília e equipamento da nova ala”, explica o diretor administrativo do São Donato, Júlio de Lucca. Em entrevista à Massa FM, ele ressaltou que a nova estrutura vai agregar uma série de serviços ao São Donato. “Vamos ter novo espaço para cirurgias, vamos ter serviço de hemodiálise e outras inovações que vão fazer a qualidade do nosso atendimento avançar”.

Maternidade

O Hospital São Donato retomou na noite de segunda-feira o atendimento no setor de maternidade da instituição. O serviço havia sido suspenso no domingo por conta de um desfalque na escala de médicos da instituição. “Uma das nossas médicas sofreu um acidente e com a lesão no braço ficou impossibilitada de atuar. Por conta disso, fizemos a opção por suspender os atendimentos. Agora o serviço está reativada e com escala de profissionais garantida para evitar qualquer contratempo”, garante Júlio de Lucca, Diretor administrativo do São Donato.

Pediatria

Segundo ele a instituição também segue trabalhando para ativar o serviço de plantão em pediatria. “Já temos o convênio assegurado com o município de Içara e pretendemos em breve colocar o serviço em funcionamento. Nossa grande dificuldade no momento é fechar a equipe para atuar no setor e manter a pediatria com portas abertas 24 horas. Esse é um objetivo antigo do Hospital, mas que tem esbarrado na falta de especialistas”.

UTI Pediátrica

Durante entrevista à Massa FM, Júlio de Lucca também falou da movimentação feita por vereadores para tentar trazer para o São Donato leitos de UTI Pediátrica. “Neste momento essa é uma possibilidade que está totalmente descartada. Você precisa ter uma equipe dedicada para atuar nestes leitos. Não é um processo simples e neste momento não está na nossa pauta”.

Custo

E por falar em saúde, o setor segue de cabelo em pé com o aumento do custo por conta da aprovação do piso mínimo dos enfermeiros e técnicos em enfermagem. “Foi aprovado em Brasília, mas ainda não há um indicativo de fonte de custeio. O problema é que isso terá um impacto considerável. Só no São Donato serão 2 milhões a mais por ano. Hoje não tem de onde tirar esse dinheiro”.

Vacina

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde se reuniram na tarde de ontem (13), no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris, para definir a logística do final de semana D de vacinação, que acontecerá nos dias 25 e 26 de junho, nos três parques da cidade. A reunião contou com a presença das entidades que se engajaram na campanha e estarão contribuindo com serviços de atendimento ao público no fim de semana D.