Eleição e posse aconteceram na manhã de quinta-feira (25), com ausência de quatro prefeitos

Criciúma e Região

O prefeito de Urussanga, Luiz Gustavo Cancelier (PP), assumiu na manhã de quinta-feira (25) a presidência da Associação de Municípios da Região Carbonífera (Amrec). A eleição e posse foram realizadas sem a presença dos prefeitos Clésio Salvaro (PSD), de Criciúma, Rogério Frigo (PSDB), de Nova Veneza, Franqui Salvaro (PSDB), de Siderópolis, e José Claúdio Gonçalves, o Neguinho (PSD), de Forquilhinha.

Pelo estatuto da Amrec, a eleição funciona num rodízio entre os partidos. No primeiro ano de mandato o partido com maior número de prefeitos. No caso o MDB com cinco (Orleans, Balneário Rincão, Treviso, Lauro Muller e Cocal do Sul) e Jorge Koch assumiu o cargo. No segundo ano seria o PSDB, que tem três prefeitos (Criciúma, Siderópolis e Nova Veneza), mas num acordo com o PSD, os partidos inverteram os anos de posse. Assumindo o prefeito de Forquilhinha, José Claudio Gonçalves, em 2022. Em 2023 foi a vez do PP (Içara, Morro da Fumaça e Urussanga) e Noi Coral assumiu.

Neste ano, pela ordem seria do PSDB, com isso, Rogério Frigo (PSDB), prefeito de Nova Veneza, assumiria a presidência, entretanto, houve um desentendimento entre os prefeitos da região carbonífera e fez com que as prefeituras de Criciúma, Forquilhinha, Nova Veneza, Siderópolis e Cocal do Sul, parassem de efetuar o pagamento da mensalidade para a Associação ainda no início de 2023, com isso, o acordo não foi cumprido.

Discurso do novo presidente

Cancelier afirmou que quer trabalhar pela unificação da Amrec. “A pedido do prefeito Noi e pelo trabalho dos outros prefeitos, a luta dos sete é pela unificação da Amrec e essa é a prioridade. Os outros prefeitos têm outra maneira de pensar e temos que respeitar. Em 2024, vamos chegar a um consenso e no final do ano teremos os 12 prefeitos na Amrec”, garantiu.

Entenda a crise na Amrec

Quando se tornou presidente da Amrec, Coral substituiu a diretoria executiva da entidade. Demitiu Nelson Silva do cargo e contratou Clédio Fachin, por querer uma pessoa de sua confiança na função. Seis dos 12 prefeitos da Amrec pediram, então, que o prefeito de Morro da Fumaça colocasse Silva na diretoria do CIS-Amrec. Como não possui gerência sobre o consórcio, Coral alegou que não poderia fazer a substituição, gerando uma ruptura.

Nova composição da Amrec:

Conselho Executivo Amrec – 2024

  • Presidente: Prefeito de Urussanga, Luiz Gustavo Cancelier (PP);
  • 1º Vice-Presidente: Prefeito de Lauro Muller, Saionara Bora (MDB);
  • 1º Secretário: Prefeito de Içara, Dalvania Cardoso (PP);
  • 1º Tesoureiro: Prefeito de Morro da Fumaça, Agenor Coral (PP);
  • Titulares Do Conselho Fiscal
  • Prefeito de Balneário Rincão, Jairo Celoy Custódio (MDB);
  • Prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch (MDB).