Olheiras têm solução: entenda as causas, tipos e tratamentos

26

As marcas representam grande desconforto estético nas pessoas

Da Redação

As olheiras são difíceis de esconder e são caracterizadas por manchas escuras abaixo dos olhos. As marcas atingem quase todas as pessoas, porém com aspectos diferentes. Existem diversos fatores para que elas apareçam no rosto: cansaço, alterações hormonais, genética e até mesmo algumas doenças. O fato é que, independente da causa, existem tratamentos e soluções para que a autoestima com relação ao assunto seja novamente elevada.

A dermatologista Ana Carolina Búrigo Lima, da clínica Belvivere, explica que a etiologia das olheiras é multifatorial. Na maior parte dos casos há um componente genético, familiar, que associado a outros fatores resulta no escurecimento da região ao redor dos olhos. “Outra questão a considerar é que a pele que envolve a área dos olhos é muito delicada – tem apenas 0,4 milímetros de espessura, enquanto a do restante do corpo tem 2 milímetros, em média. Algumas populações têm mais tendência a desenvolver olheiras, como descendentes de árabes, indianos e negros, pois acumulam maior quantidade de melanina nas pálpebras – são os fatores raciais”, ressalta.

Ela ainda comenta que existem diversas classificações de olheiras e são necessários cuidados com os tratamentos. “Existem as olheiras profundas ou estrutural, olheira pigmentada, olheira sanguínea e olheiras mistas. Cada uma acontece por um fator, ou seja, as olheiras não surgem apenas pelo cansaço, como muitas pessoas acreditam”, detalha.

Para o tratamento é necessário que cada pessoa tenha um atendimento com um médico especialista para avaliar seu caso. “Cada paciente recebe um tratamento adequado ao seu problema. Mas podemos usar laser, peeling e preenchimento para que ocorra o clareamento”, destaca a dermatologista.

Ana Carolina comenta que o tratamento também requer hábitos saudáveis. “Atividade física, boa alimentação, manter horas de sono, se proteger da radiação ultravioleta, tudo isso faz parte da base do tratamento dos tipos de olheiras”, afirma.

Tipos de olheiras

Pigmentares: são olheiras que ocorrem por desordem primária e genética, ou até mesmo por dermatite alérgica por coçar a região. Com isso, ocorre o extravasamento de pigmentos. Também existe a hipercromia por desordens fisiológicas como gravidez e amamentação, desordens da tireóide e fotossensibilidade por medicamentos. Essas olheiras puxam para a cor castanha.

Vascular: causadas pelo aumento da vascularização e/ou pela congestão dos vasos que estão na região periocular. As cores são do tom rosa para arroxeado.

Profunda: acontece pela própria configuração do osso da órbita que faz sombra da pálpebra inferior e causa a olheira. Além disso, pode ocorrer protrusão de gordura e fazer volume embaixo dos olhos.

Mista: A mais comum de todas, essa é a combinação de dois ou mais tipos de olheiras.