Conheça o queijo premiado como o melhor de Santa Catarina

15

Evento da Epagri teve participação de queijos de todo o estado, sendo o de Nova Veneza o vencedor

Da Redação

Um concurso inédito promovido pela Epagri reconheceu os destaques na produção de queijos artesanais em Santa Catarina. O agricultor José Carlos Semprebom, de Nova Veneza, recebeu a Medalha Super Ouro pelo melhor queijo. Dos 138 produtos avaliados, 14 ganharam Ouro, 28 Prata e 26 Bronze. A iniciativa visa não apenas premiar, mas também orientar os produtores para melhorias na qualidade. Os queijos premiados, produzidos em 30 municípios catarinenses, representam uma variedade de regiões.

A Epagri, em conjunto com o IV Simpósio de Queijos Artesanais, buscou promover a legalização e qualificação dos queijos em Santa Catarina, reconhecendo sua importância econômica, histórica e cultural.

O concurso e o simpósio, realizados em Lages, refletem a notoriedade crescente do queijo artesanal em Santa Catarina, resultando na legalização de três tipos pela Epagri: Queijo Artesanal Serrano, Kochkäse e Queijo Diamante. O próximo concurso ocorrerá em Agronômica, acompanhado por um seminário estadual, e a quinta edição do Simpósio será realizada em Brasília.

Os queijos premiados no concurso são produzidos em 30 municípios catarinenses. São eles: Nova Veneza, Braço do Norte, Bom Retiro, Lajeado Grande, Orleans, Rancho Queimado, Iraceminha, Águas Mornas, Itapiranga, Petrolândia, Morro da Fumaça, Rio do Sul, São Joaquim, Capão Alto, Monte Castelo, Major Gercino, Pouso Redondo, Anitápolis, Timbó, Ponte Alta, Ipumirim, São José do Cerrito, Siderópolis, Ibiama, Correia Pinto, Timbó, Seara, Vargem Bonita, Piratuba e Biguaçu.