Inauguração no sábado (18) foi parte da programação dos 60 anos da Cermoful, e contou com mais de R$ 27 milhões investidos

Morro da Fumaça

A nova subestação da Cermoful Energia inaugurada no sábado (18) traz impulso para o desenvolvimento regional. Localizada no bairro Monte Verde, em Morro da Fumaça, a central elétrica vai dobrar a oferta de energia nos municípios atendidos pela cooperativa. A inauguração foi parte da programação dos 60 anos da Cermoful, e contou com mais de R$ 27 milhões investidos.

Conforme o presidente da Cermoful, Rudy Recco, a nova subestação promete ser um atrativo para a instalação de novas empresas na área de abrangência da cooperativa. “Nós temos um crescimento muito grande no número de indústrias e comércios instalados nas nossas cidades. Com a nova subestação, a Cermoful vai garantir energia com ainda mais qualidade para o nosso associado”, afirmou Recco.

De acordo com o engenheiro eletricista Samuel Sartor, os trabalhos transcorreram normalmente ao longo dos quase dois anos de serviços. “Nós cumprimos um cronograma que foi seguido com responsabilidade e transparência, fazendo com que as obras que estão sendo entregues estejam dentro do padrão Cermoful de qualidade”, disse o engenheiro eletricista Samuel Sartor.

Atualmente, a Cermoful Energia atende mais de 17 mil associados, destes, 9.500 unidades consumidoras serão atendidas pela nova subestação, incluindo as classes residencial, industrial, comercial e rural. Com a nova subestação, a cooperativa poderá, no mínimo, dobrar o número de consumidores atendidos, ou até mesmo triplicar. “Depende muito do perfil do consumidor. Por exemplo, se tivermos muitas indústrias, elas vão necessitar de maior quantidade de energia”, explicou Sartor.

A nova subestação da Cermoful Monte Verde é uma grande central de energia elétrica, com rede de transmissão de 69 quilovolts (kV) e dois transformadores de 20/26 megavolts-amperes (MVA), totalizando capacidade de 40/52 MVA. Na nova subestação, a energia é preparada para chegar nas residências urbanas e rurais, comércios e indústrias na tensão adequada.