Administração Municipal espera licitar a obra ainda neste ano, para vida ao espaço que trará mais qualidade de vida aos idosos

Içara

Foi divulgado nesta semana o projeto arquitetônico da Cidade do Idoso de Içara. A Administração Municipal vai transformar o antigo Clube dos 50, no bairro Jaqueline, no empreendimento que será responsável por cuidar do público da melhor idade, com atividades esportivas, recreativas e médicas. Agora, inicia a busca por recursos para viabilizar a obra, orçada em aproximadamente R$ 1,2 milhão.

A comunidade poderá contribuir diretamente nesta etapa, através do Imposto de Renda. A expectativa é realizar o processo licitatório ainda neste ano, para que o local seja inaugurado já em 2024.

“Estamos angariando recursos pelo Fundo do Idoso. As empresas da cidade podem fazer o aporte destinando 1% do Imposto de Renda. Já as pessoas físicas, têm a opção de ajudarem com até 6%. Assim, há a certeza de que esse tributo será revertido em melhorias para a qualidade de vida dos içarenses, e não será gasto em outras cidades”, destaca a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso.

Recentemente, a chefe do Executivo esteve em Brasília para apresentar o projeto a deputados e senadores com o objetivo de conquistar emendas parlamentares. “Estamos otimistas. A Cidade do Idoso vai ser uma grande referência no atendimento aos idosos. Eles frequentarão o espaço uma, duas ou três vezes por semana, com acompanhamento profissional e refeições. Com isso, os pacientes ganham em saúde, e a família fica mais tranquila, por saber que eles estão em um lugar seguro”, pontua Dalvania.

A proposta

A ideia de transformar o antigo Clube dos 50 na Cidade do Idoso surgiu após a estrutura do espaço ficar seriamente comprometida devido ao estado de abandono. A diretoria do clube repassou a administração do imóvel ao Governo Municipal por meio de um comodato, já aprovado pela Câmara de Vereadores. O contrato de cessão é válido por dez anos.

“É uma área com dois hectares de terra, com salão de festas, piscina, refeitório, pista de caminhada, cancha de bocha, academia, sala de jogos… Os médicos contratados pelo Município irão realizar avaliações para constatar para quais tipos de exercícios o idoso está apto. Teremos hidroginástica, pilates, caminhada, alongamento, atividades recreativas e muito mais. O local será exclusivo para idosos com mais de 60 anos e moradores de Içara, com capacidade para receber até 500 pessoas por mês”, detalha o secretário de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, Eduardo Zata.