Nome definido
O MDB de Içara definiu a vereadora Carla Souza como candidata do partido ao governo do município na eleição do próximo ano. A decisão ainda precisa passar pela executiva do partido, mas a tendência é que o nome seja oficializado. Em entrevista à Massa FM, a vereadora explicou que a partir de agora o partido vai reforçar a presença nas comunidades e, com isso, elaborar o plano de governo para o próximo ano. “Eu já tinha colocado meu nome à disposição. Eu não tenho interesse em disputar a reeleição e o partido entendeu que devo disputar o governo. Em princípio, vamos para a cabeça de chapa, mas composições não estão descartadas”, ressalta. Segundo Carla, o partido tem condições de apresentar uma grande proposta para melhorar o município. “Temos uma lista de serviços prestados e podemos fazer ainda mais por Içara”.
No PL
O PL de Içara deve ter candidato ao governo do município no próximo ano. É pelo menos o desejo do deputado Jessé Lopes. Um dos líderes do partido no sul do estado, ele tem defendido o nome do coordenador do IMA, Ibanez Zanette, para compor a chapa majoritária. O PL já sinalizou à prefeita Dalvania Cardoso o desejo de compor uma aliança, mas como a chefe do executivo ainda não se manifestou, o partido não descarta uma candidatura própria. Por enquanto, a manifestação é apenas de Jessé, mas a tendência é que ele acabe sendo seguido também por outras lideranças do partido como Daniel Freitas e Júlia Zanatta.
No PSD
O início dos debates partidários tem data para ser aberto. O PSD prepara para o dia 2 um grande ato. O encontro terá lideranças regionais e estaduais, filiações e o lançamento oficial da pré-campanha de Alex Michels ao governo da cidade. A partir daí começa oficialmente as articulações em busca de alianças.
Em Cocal
O PSDB segue articulando de olho no processo eleitoral do próximo ano. Os tucanos já têm inclusive o nome para a disputa do governo. O escolhido será a ex-vereadora Giovana Galatto. Ela não esconde o desejo de uma aliança com o PP tendo Ademir Magagnin como candidato na cabeça de chapa.
Na saúde
A venda de medicamentos psiquiátricos disparou no Brasil após a pandemia de Covid-19. De acordo com dados do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos, o consumo de remédios para ansiedade cresceu 10% entre 2019 e 2022; o de sedativos, usados para dormir, aumentou 33%; e o de antidepressivos saltou 34%. Os dados têm preocupado a Sociedade Brasileira de Psiquiatria e mostram que a saúde mental do brasileiro tem piorado consideravelmente.
Campanha
A tradicional campanha Papai Noel dos Correios foi lançada na terça-feira. A mobilização disponibiliza cartas escritas por crianças de até 10 anos e matriculadas até o 5º ano do ensino fundamental em escolas públicas com pedidos de presentes para o bom velhinho. As cartinhas podem ser adotadas por empresas, pessoas físicas ou órgãos públicos. A retirada pode ser feita nas agências participantes dos Correios ou adotadas de forma virtual pelo blog da campanha.
Novembro azul
A Secretaria de Saúde de Criciúma está reforçando as ações de conscientização sobre a saúde do homem. Segundo o secretário Acélio Casagrande, ao longo de todo o mês, equipes vão alertar os homens sobre a importância de medidas preventivas contra o câncer de próstata, mas também a necessidade de cuidar da saúde geral. Ao longo do mês, as unidades de saúde também irão funcionar com horário estendido para garantir acesso facilitado à rede de atenção básica.