Com entrada gratuita para o público, competição terá momentos emocionantes no sábado (4) e no domingo (5)

Criciúma

O próximo fim de semana promete ser radical no Centro Universitário UniSatc. A partir da sexta-feira (3) começam as competições do Baja Sul 2023. A 20ª edição da competição reunirá 19 equipes e, aproximadamente 400 estudantes do Sul do Brasil que desenvolveram um veículo off-road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. As corridas serão realizadas na pista de rally construída na UniSatc.

“É um orgulho muito grande para a Satc estar trazendo essa competição que é extremamente importante no meio das engenharias e dos cursos superiores. Esta é a primeira competição que ocorrerá no estado de Santa Catarina e queremos que seja um evento que fique marcado na história. Estamos trabalhando forte na organização de local, prova, pista, acesso, arquibancada, praça de alimentação, tudo estará à disposição nos dias abertos ao público”, afirma o coordenador dos cursos técnicos de Eletromecânica, Mecânica e Manutenção Automotiva, Adelor Felipe da Costa.

A pista para as competições já está em fase de acabamento, mesmo assim, durante a competição, os organizadores modificam a mesma, aumentando a dificuldade para os competidores. As provas Super Prime e Enduro que ocorrem no sábado (4) e domingo (5), respectivamente, serão os momentos mais radicais do evento.

“O Super Prime é uma prova incrível. É uma prova realmente para o público vir assistir e entender como estão as equipes. O Super Prime é uma prova de um contra um, uma equipe contra outra, e é feito um chaveamento. A equipe que ganha segue, a equipe que perde não continua nessa prova, até sobrarem as duas melhores equipes pra competir. Já no domingo ocorre o tão esperado enduro, que é a prova mais desafiadora para as equipes. A pista é bem acidentada, tem diversos obstáculos, rampa, buraco, piscina de lama, piscina de pedra, para os carros realmente serem testados para ver se eles estão realmente adequados a se caracterizar como um veículo off-road”, conta o coordenador.

No sábado (4), a partir das 15h, começa a competição Super Prime e, no domingo (5), a partir das 10h, tem início o enduro, que segue até às 14h. As duas competições são gratuitas e abertas ao público. No local de provas os visitantes terão acesso a arquibancada, além de Praça de Alimentação.

O que é o Baja?

A competição ocorre desde 1994 e reúne universidades de várias regiões do país. A UniSatc já participa das competições desde 2009. Durante o ano, os alunos de engenharia desenvolvem, desde a concepção até a montagem, um veículo off-road, que durante a competição é testado nas condições mais extremas. Os veículos Baja são desenvolvidos por acadêmicos das áreas de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica e Automotiva de diferentes universidades.