Com o revés para o Juventude no fim de semana, Tigre chegou a décima derrota na competição

Criciúma

O revés do Criciúma para o Juventude por 1 a 0, no último sábado (30), pela 30ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, também trouxe um dado negativo ao time do técnico Cláudio Tencati. A equipe carvoeira já foi derrotada dez vezes na competição nacional e, mesmo faltando oito rodadas, já igualou o número de reveses sofridos na segunda divisão nacional de 2022.

Apesar de igualar o número de derrotas da última Série B faltando ainda oito rodadas para o fim, o Criciúma tem melhor aproveitamento nesta temporada na competição. Em 2022, até a 30ª rodada da Série B, o Criciúma possuía 40 pontos, nove vitórias, 13 empates e oito derrotas, tendo marcado 30 gols e sofrido 26, com 44,4% de aproveitamento e ocupando o 10° lugar. Já em 2023, em 30 rodadas, o Tigre tem 48 pontos, 14 vitórias, seis empates e dez derrotas. Marcou 34 gols e sofreu 28, com 53,3% de aproveitamento e ocupa o 7° lugar.

Em 2022, na 30ª rodada, o Criciúma estava há 25 pontos do líder Cruzeiro. O Tigre tinha 40 pontos e o time mineiro 65. Já neste ano, o Tigre possui 48 pontos e o líder Vitória 58, ou seja, são dez pontos de diferença.

Alex Brasil aposta no acesso

Apesar dos desafios, Alex Brasil, executivo de futebol do clube, expressa otimismo quanto à possibilidade do time conseguir o acesso à Série A. Em uma coletiva realizada ontem (2), Brasil destacou sua aposta no acesso. “Agora vai entrar a fase que a gente mais pontuou [no primeiro turno], que a gente conseguiu 14 pontos em seis jogos”, disse otimista.

Ele ainda mencionou que o time precisa de 65 pontos para garantir o acesso, sendo que atualmente possui 48. “Se a gente fizer 14 pontos nos próximos seis jogos como fizemos no primeiro turno, vamos chegar para definir a competição nas últimas duas partidas e com concorrentes diretos”, projetou Alex Brasil. Sobre críticas, ele afirma que quem está no futebol está sujeito a elas, mas o importante é manter a consciência e continuar trabalhando. E sobre renovação de contratos, ele destaca o foco atual ser o acesso.

Reapresentação

Ontem, o elenco se reapresentou à tarde no Centro de Treinamento Antenor Angeloni e iniciou a preparação para a 31ª rodada da Série B. O grupo fez um trabalho técnico de campo reduzido comandado pelo técnico Cláudio Tencati. A atividade priorizou a posse de bola, marcação e finalizações. Os atletas que tiveram menos tempo de jogo na partida contra o Juventude fizeram um treino na academia do CT. O grupo treina novamente na tarde desta terça-feira (03/10) no CT Antenor Angeloni. A atividade ocorre a partir das 15 horas.

Após duas partidas em sequência fora de casa, o Tigre volta a jogar no Estádio Heriberto Hülse. O confronto contra o Vitória ocorre no domingo (8), às 18 horas. Os carvoeiros estão na 7ª posição da tabela da competição nacional com 48 pontos.