Reação

A prefeita de Içara, Dalvania Cardoso, cumpriu agenda esta semana em Florianópolis, São Paulo e Brasília. Durante um dos compromissos, ela aproveitou para fazer foto ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro. A imagem nas redes provocou reações na oposição. A avaliação, que deve inclusive ser pauta na próxima sessão do legislativo, é de que essa proximidade com Bolsonaro afastaria a cidade do atual governo federal e, com isso, faria o município perder recursos.

Nas redes sociais, a prefeita reagiu e escreveu:

“Aí você viaja, quase semana toda fora de casa… cansaço imenso de tanto peregrinar nos gabinetes de deputados e senadores (em Brasília tudo é extenso, longe), de inchar os pés… enfrenta até turbulência no avião (vim rezando) e abre o jornal pra ver a oposição querendo descredibilizar nosso trabalho e esforço, só porque tenho admiração pelo Bolsonaro…

Prejudica a cidade é quem por ela não trabalha e ainda quer atrapalhar nosso trabalho! Eu ajudo muito a cidade, me dedico integralmente, cuido muito de Içara… quem me acompanha sabe!

Minhas predileções políticas nunca foram ocultas… nunca fui de ficar em cima do muro… mesmo não sendo política, minha família sempre foi de direita: Arena, PDS, PPB, PP… Bolsonaro foi deputado do PP por 20 anos, ele mesmo frisou isso em nossa conversa.

Realmente, é desconexo dizer que vou prejudicar a cidade por isso.

Deve é estar faltando motivo pra crítica.

Agradeço as inúmeras mensagens de apoio que recebi. Jamais farei algo assim para prejudicar Içara.

Como diz a canção, ‘deixa… deixa eu trabalhar do meu jeito…’ no fim, o povo decide… mas agora é a nossa vez, o povo escolheu… deixa ser do nosso jeito!”

Enem

Os estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 já podem consultar o local onde vão fazer a prova. No Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem, também é possível consultar o número de inscrição, o horário e a data da prova, além de registrar se o candidato deverá contar com determinado atendimento especializado ou tratamento por nome social. O documento está disponível na internet, na Página do Participante. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão nos dias do exame. O Enem será realizado em dois domingos: nos dias cinco e doze de novembro.

Pagando

A Receita Federal vai pagar na terça-feira a restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física de outubro de 2023 para quem foi contemplado neste lote. O dinheiro será depositado na conta indicada na declaração do Imposto de Renda. A consulta ao lote residual já está disponível tanto pelo aplicativo quanto pelo site da Receita Federal. Este lote contempla quem caiu na malha fina nos últimos anos e regularizou a situação. Mais de trezentos e cinquenta e quatro mil contribuintes serão contemplados desta vez.

Vagas

A Polícia Militar de Santa Catarina abriu processo seletivo para a admissão de voluntários ao Serviço de Auxiliar Temporário da PMSC. Serão disponibilizadas 482 vagas conforme necessidade e formação de cadastro de reserva para preenchimento das vagas que, eventualmente, deixem de ser ocupadas. Os principais critérios de seleção são a nota do Exame Nacional do Ensino Médio e estar entre os 18 e 23 anos. O edital está disponível no site da Polícia Militar.

Ajustes

Operários devem fazer hora extra durante o fim de semana para finalizar os últimos ajustes nas obras que serão inauguradas no próximo dia 4 em Criciúma. No aniversário de emancipação político-administrativa, a cidade terá a inauguração do Mirante no Morro Cechinel, a reinauguração da Praça do Congresso e novas atrações no Parque Astronômico Albert Einstein.

Recursos

Três vereadores mirins, acompanhados do vereador Juarez de Jesus, foram a Brasília. Na pauta, a busca de recursos para ampliar o serviço de castração dos animais de rua da cidade. Segundo o vereador Juarez de Jesus, o grupo voltou com a garantia de 100 mil reais para reforçar a política de castrações de Criciúma. A viagem também serviu para ampliar a experiência dos jovens que integram o projeto Câmara Mirim.

Proibido

O anúncio e a venda de produtos na internet com dióxido de cloro, que prometem a cura do transtorno autista ou redução de efeitos de vacinas, deverão ser retirados do ar. Caso as empresas não cumpram a decisão, estarão sujeitas a multas diárias de R$ 100 mil. A determinação é da Secretaria Nacional do Consumidor, que notificou as empresas Shopee, Magalu, Nutrafóton e Farmácia Viva sobre a venda de produtos falsos com a substância.