Casa Azul amplia atendimentos com mais duas especialidades

13

A partir desta semana, são oferecidos também serviços em psicologia e em neuropsicopedagogia voltados aos autistas

Içara

A Casa Azul ampliou os serviços em Içara. A partir desta semana, a Associação Beneficente de Apoio ao Autista passou a oferecer também atendimentos em Psicologia e em Neuropsicopedagogia. “Ainda não conseguimos contratar fonoaudióloga, porque não encontramos profissional com especialização em ABA (análise do comportamento aplicada), como estávamos buscando”, explica a presidente da Abaa, Sandremara Costa.

Segundo ela, mesmo sem a especialização não houve profissionais interessados em preencher a vaga em Fonoaudiologia. “Decidimos então começar com a psicóloga e com a neuropsicopedagoga, que nesta semana já estão fazendo a anamnese (histórico de todos os sintomas apresentados pelo paciente) nas crianças, para montar o plano de atendimento de cada um”, acrescenta.

Após essa conversa inicial com os pais para a montagem do plano, que é individualizado, começarão os atendimentos com as crianças. Nessas áreas, serão oito atendimentos por dia, conforme horário agendado para cada paciente.

A manutenção desses serviços no momento é garantida por recursos próprios, obtidos a partir de eventos e ações realizadas pela entidade, bem como a venda de produtos como camisetas e canecas. “Abril é um mês que saem muitos produtos, há muita procura, porque é o mês da conscientização sobre o autismo”, relata a voluntária.

Convênio com o município

Sandremara conta que também foi protocolado junto à Prefeitura de Içara o plano de trabalho para assinatura de convênio com o município. “O convênio será um termo de fomento, com recursos para podermos custear esses profissionais, pois sozinhos não vamos conseguir mantê-los por muito empo”, afirma.

A perspectiva é de que esses recursos comecem a ser repassados ainda este mês – o município também cedeu o imóvel onde funciona a associação. Os atendimentos na Casa Azul foram iniciados em novembro, com a neuropediatria. Mensalmente, 12 crianças são atendidas para investigação de diagnóstico e posterior acompanhamento, ajustes na medicação e/ou avaliação de exames. Colaboração Andreia Limas, Canal Içara.