A arte da combinatória é uma das armas que o time carvoeiro tem para acreditar e empolgar o torcedor

Criciúma

O Criciúma pode terminar a 34ª rodada no grupo de acesso à elite do futebol nacional.  O Tigre venceu o CRB por 1 a 0 no último sábado, dia 21, e está a dois pontos do G4. No entanto, para figurar entre os quatro primeiros, além de superar o Sampaio Corrêa neste sábado, dia 28, no estádio Heriberto Hülse, a equipe tricolor precisa que Guarani e o Juventude não vençam seus confrontos.

A vitória na última rodada significou uma quebra de jejum: o clube não vencia fora de casa desde julho, quando venceu o ABC por 1 a 0, pela 16ª rodada. Além do próprio resultado no último fim de semana, os empates de Juventude em 2 a 2 contra o Londrina e entre Guarani e Mirassol sem gols, além da derrota do Novorizontino por 2 a 0 para o Botafogo-SP, ajudaram o Tigre a conquistar o 6º lugar e se aproximar do G4.

Combinação de resultados

O Criciúma é, neste momento, o 6º colocado, com 54 pontos, apenas um atrás do Guarani (5º) e dois atrás do Juventude (4º). Para acabar a próxima rodada no G4, além da vitória sobre o Sampaio Corrêa no Majestoso, o clube precisa que o quarto e quinto colocado não vençam.

O time de Campinas, que não venceu nenhum dos últimos três jogos, vem de um empate sem gols contra o Mirassol (8º) e enfrenta, em casa, o Botafogo-SP (12º), que por sua vez venceu o Novorizontino na última rodada.

A equipe gaúcha, que está numa sequência de três empates, vem de um 2 a 2 contra o Londrina (19º), e enfrenta, fora de casa, o líder Vitória, que por sua vez vem de dois triunfos (contra Sampaio Corrêa e Guarani).

Caso o Tigre vença no Majestoso e os dois clubes empatem na rodada, o Criciúma acessará o G4 com a mesma pontuação do Juventude, 57 pontos, mas ficará à frente com uma vitória a mais, ou seja, 17 contra 16.

Em coletiva após o último jogo, o técnico do Criciúma, Claudio Tencati, reconheceu a importância de vencer as as duas próximas partidas em casa, e ressaltou que, antes de pensar em outros resultados favoráveis na rodada, o clube precisa primeiro fazer sua parte.

Chances de acesso

Conforme os cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade atual do Criciúma acabar o campeonato no G4 é de 25,7%.

O levantamento aponta ainda que o clube que terminar a competição com 66 pontos tem 99,03% de chances de acesso. A cinco rodadas do fim do campeonato, o Tigre, que tem 54 pontos, disputa ainda 15. Outras probabilidades de acesso, conforme pontuação final e de acordo com os cálculos atuais da UFMG, são:

  • 61 Pontos – 6,981%
  • 62 Pontos – 24,406%
  • 63 Pontos – 53,418%
  • 64 Pontos – 79,338%
  • 65 Pontos – 95,005%

As probabilidades de acesso, entretanto, mudam a cada rodada. Na briga por uma vaga no G4, o Criciúma ainda terá dois confrontos diretos fora de casa. Um contra o Guarani, no dia 14 de novembro, pela 36ª rodada, e outro contra o Novorizontino, com data ainda a ser confirmada, na última rodada.

Próximos adversários

O Tigre terá até o fim do campeonato mais cinco partidas. O próximo adversário do Criciúma, o Sampaio Corrêa, é o 15º colocado, e vem de derrota em casa para o Vitória, por 1 a 0. O clube só não entrou no Z4 na última rodada pois a Chapecoense (17º) perdeu para o Sport (2 a 1). A última vitória da equipe de Maranhão foi na 29ª rodada. No primeiro turno, o Criciúma venceu com superioridade o confronto, por 2 a 0.

Depois do Sampaio Corrêa, terá o ABC, também em casa, no dia 7 de novembro; o Guarani, na terça-feira, 14 de novembro; no Estádio Brinco de Ouro da Princesa; e Botafogo-SP e Novorizontino ainda a confirmar dada, sendo um emcasa e outro fora. Colaboração Samuel Borges, Portal Engeplus.

Tencati comanda trabalho técnico

Ontem foi mais um dia de treino no Centro de Treinamento Antenor Angeloni. O técnico Claudio Tencati comandou uma atividade intensa que objetivou o jogo em curtos espaços.e conversou com o elenco.