Pescadores esperam melhora na pesca da tainha deste ano

136

La Niña deve atuar no Oceano Pacífico, o que gera um inverno mais rigoroso no Sul do Brasil

Os pescadores da Colônia Z-33 aguardam um período de pesca da tainha melhor que o do ano passado. O período de pesca inicia no dia 1º de maio. No ano passado, foram capturadas menos de 50 toneladas do peixe. Número considerado ruim pelo presidente da Colônia de Pesca Z-33, João Piccolo.

O fator que resultou na safra ruim foi, também segundo Piccolo, a condição climática: pouco vento Sul, temperatura alta do mar e um inverno pouco rigoroso.

Preparativos

Há um mês do início da temporada de pesca da tainha e do fim da temporada de verão (31 de março), os pescadores terão acesso livre à orla de Balneário Rincão. Hoje, são apenas dois pontos de pesca: um na Zona Norte e outro na Zona Sul. Os pescadores aproveitam nestes poucos dias que faltam para consertar as redes ou comprar novas malhas. “Estamos arrumando os apetrechos, entalhando as redes. Como cada peixe tem malha diferente, é preciso prepará-las para entrar no mar”, informou o presidente da Z-33.

Tainhota, anchova e corvina

Antes da safra da tainha, os pescadores buscam no mar a tainhota de verão, mas segundo João Piccolo, este anos a safra também está ruim. Foram capturadas cerca de cinco toneladas do peixe, 15 toneladas a menos que no ano passado. E a anchova, que poderia ajudar a renda da categoria, também foi ruim. O presidente da Z-33 informou que em 2019 a safra rendeu cerca de 10 toneladas, neste ano não chegou a cinco. Até mesmo a corvina deixou de passar por aqui. “A corvina deveria ter encostado, mas passou em alto mar e foi direto para o Rio Grande do Sul”, lamentou o pescador.

Previsão boa

Para o climatologista da Epagri, Márcio Sônego, ainda é cedo para fazer previsões sobre o inverno, mas existe como é ano de La Niña, um fenômeno que causa, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), um esfriamento anormal nas águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical, a chance de aparecer tainhas aumenta. “Nossos invernos costumam ser frios quando há o La Niña. Isto favorece a pesca da tainha”, explica Sônego.

“Esperamos que o tempo esfrie e este ano tenhamos um inverno mais rigoroso. Tudo vai depender da temperatura”, aguardam os pescadores, é o que disse João Piccolo