Município caçula da região está enfrentando uma crescente onda de insegurança que tem preocupado tanto os moradores quanto as autoridades locais

Balneário Rincão

Nem só de bela praia e atrativos turísticos o Balneário Rincão é evidenciado. O município caçula da região está enfrentando uma crescente onda de insegurança que tem preocupado tanto os moradores quanto as autoridades locais. O problema, que antes era mais comum nos bairros mais afastados, agora atinge também a área central do município, deixando os residentes em constante estado de alerta.

Um dos casos mais recentes é o de João Pedro Goterra, um morador acamado que teve sua casa furtada na última semana. João Pedro, que depende de uma cadeira de rodas para se locomover, passou 18 dias internado no hospital e, ao retornar para sua residência, encontrou um cenário desolador. “Levaram tudo que eu tinha: televisão, liquidificador, comida, aparelho de pressão, viola e até a fiação elétrica que eu tinha em cima de casa”, lamenta.

João Pedro não está sozinho nessa situação. A comunidade de Balneário Rincão tem relatado uma sensação de insegurança. Segundo identificado pelo secretário de Administração, Ramires Lino, só na última semana três casas foram furtadas no centro.

Os vizinhos do seu João Pedro têm se unido para oferecer comida e doações, numa demonstração de solidariedade.

Ramires Lino confirmou, durante entrevista à Rádio Cidade de Criciúma, o aumento alarmante dos furtos na região e destacou a necessidade urgente de reforço no efetivo de segurança. “Moradores que precisam sair de suas residências se deparam com situações como essa. Solicitamos mais efetivo para Balneário Rincão junto aos órgãos de segurança”, afirma Lino. Segundo ele, a maioria dos casos são praticados por indivíduos de outras regiões, que se aproveitam das casas fechadas para cometerem os delitos.

Nos últimos dias, foram registrados pelo menos três casos de furto na cidade, mas, até o fechamento desta reportagem, a Polícia Militar não havia dado retorno sobre as medidas adotadas para combater a insegurança em Balneário Rincão. Os moradores aguardam ansiosos por uma resposta efetiva das autoridades, na esperança de que medidas sejam tomadas para garantir a segurança e a tranquilidade da comunidade.