Coluna saúde e boa forma – 17/10/219

63

Benefícios da cirurgia bariátrica/metabólica

Vários fatores levam a obesidade, como genético, consumo de alimentos de alto valor calórico e falta de atividade física, trazendo também o diabetes, pressão arterial e doenças articulares. Muitas vezes para conseguir uma vida normal, precisamos recorrer a uma cirurgia bariátrica, que além da perda de peso, obtém-se a remissão das doenças associadas, como diabetes e hipertensão, com diminuição do risco de morte, aumento da longevidade e melhoria na qualidade de vida.

Atualmente os riscos de uma cirurgia bariátrica/metabólica são inferiores a de um parto normal ou a uma cesariana, ou uma retirada de útero, mas são procedimentos que devem ser realizados em hospitais com a devida estrutura e por equipes especializadas. Por isso, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica orienta aos pacientes que procurem profissionais de comprovada experiência, que realizam procedimentos referendados pelo Conselho Federal de Medicina

A indicação cirúrgica, segundo a SBCBM, levará em conta: o IMC (Índice de Massa Corporal), idade, doenças associadas e tempo de doença.

  • IMC acima de 40 kg/m², independentemente da presença de comorbidades.
  • IMC entre 35 e 40 kg/m² na presença de comorbidades.
  • IMC entre 30 e 35 kg/m² na presença de comorbidades que tenham obrigatoriamente a classificação “grave” por um médico especialista na respectiva área da doença, sendo obrigatória a constatação de “intratabilidade clínica da obesidade” por um endocrinologista.
  • Abaixo de 16 anos: em caso de síndrome genética a indicação é unânime. Para os demais recomenda-se que, os riscos sejam avaliados por 2 cirurgiões bariátricos titulares da SBCBM e pela equipe multidisciplinar. A operação deve ser consentida pela família ou responsável legal e estes devem acompanhar o paciente no período de recuperação.
  • Entre 16 e 18 anos: sempre que houver indicação e consenso entre a família ou o responsável pelo paciente e a equipe multidisciplinar.
  • Entre 18 e 65 anos: sem restrições quanto à idade.
  • Acima de 65 anos: avaliação individual pela equipe multidisciplinar, considerando risco cirúrgico, presença de comorbidades, expectativa de vida e benefícios do emagrecimento.

Há algumas situações que configuram condições adversas à realização de cirurgia bariátricas, como limitação intelectual significativa, falta de suporte familiar adequado, transtorno psiquiátrico não controlado, incluindo uso contínuo de álcool ou drogas ilícitas.

No entanto, quadros psiquiátricos graves, alcoólatras e adictos sob controle não são contra indicativos à cirurgia.

Dr. João de Bona Castelan Filho – CRM-SC 3607 – Cirurgia Geral – RQE 1824

Cirurgia Videolaparoscópica- RQE 5896