Nos bastidores

Presidente da Câmara de Criciúma, Salésio Lima, confirmou na quinta-feira que o debate sobre aumento no número de vereadores circula nos bastidores. No entanto, Lima garante que só pretende levar o assunto ao plenário caso haja unanimidade entre os vereadores. Por ora, há pelo menos três parlamentares que resistem à proposta. Legalmente, a medida é viável. A dúvida do trio de indecisos repousa principalmente sobre a repercussão que isso teria na sociedade.

Confirmada

Prefeitura de Criciúma confirmou na quinta-feira a programação para o aniversário de emancipação político-administrativa da cidade. Inaugurações e lançamento de festival estão entre as ações previstas para o próximo dia 4.

Até a Melancia

Chuva que castigou a região nas últimas semanas vai impactar também na produção de uma das frutas mais desejadas da próxima temporada. As lavouras de melancia que já estavam em fase de desenvolvimento foram praticamente destruídas pelo excesso de chuva. Agricultores já trabalham no replantio, mas preveem que a produção deve atrasar e o volume também será reduzido.

Aberta

A vigésima edição da Feira Casa Pronta foi aberta na noite de quarta-feira com homenagem aos primeiros expositores e pavilhão lotado. A feira reúne mais de 200 expositores de Santa Catarina e também de outros estados. O evento, que segue até domingo no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, reúne as principais novidades da indústria da construção civil, setor moveleiro e de decoração.

Hora da vacina

A campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos segue até o dia 28 de outubro em Criciúma. Nos Dias “D”, programados para os dias 21 e 28 deste mês, 18 UBSs ficarão abertas para a vacinação das 8h às 17h. Desafio dos vacinadores é atingir a meta de 95% do público. O percentual é a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Rejeitada

Foi rejeitada, por unanimidade, a ação movida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro contra o presidente Lula e seu vice, Geraldo Alckmin. O processo alegava supostas irregularidades envolvendo gastos com propaganda eleitoral em sites de buscas durante o pleito do ano passado. Para o Tribunal Superior Eleitoral, não houve abuso de poder político nem uso indevido dos meios de comunicação na contratação de anúncios no Google de Lula e Alckmin nas eleições de 2022.

Novidade

Em breve, os usuários do WhatsApp poderão ter duas contas simultâneas na plataforma. A nova função será disponibilizada para o sistema Android nas próximas semanas e meses, enquanto os usuários de iOS ainda não possuem data definida para contar com o recurso. O objetivo principal da possibilidade de duas contas ao mesmo tempo é fornecer mais agilidade para quem precisa utilizar perfis diferentes, como profissional e pessoal.

Segurança

O Ministério da Justiça está desenvolvendo um aplicativo para agilizar o bloqueio de celulares furtados ou roubados. A proposta principal da plataforma é que uma pessoa de confiança tenha instalado o aplicativo no próprio celular para que consiga desativar o outro aparelho sumido. A novidade também prevê que o bloqueio do dispositivo ainda conte com comunicação à Anatel e demais operadoras, além de agências bancárias. Segundo o ministro da Justiça, Flávio Dino, a proposta deve entrar em funcionamento a partir de novembro.

TER e o caso da residência

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou nesta quinta-feira novas regras sobre o uso de residências oficiais de prefeitos, governadores e presidentes da República para a transmissão de lives na internet com conteúdo eleitoral. O texto foi apresentado pelo corregedor-geral Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, e permite aos chefes do Executivo usar cômodos das residências para lives, desde que o ambiente seja neutro e não tenha símbolos e decorações que façam ligação com o poder público. Além disso, o conteúdo da live deve ser restrito a candidatura.

Inaugurada

Câmara de Vereadores de Criciúma inaugurou na tarde de quinta-feira a galeria Lilás. O espaço foi criado por decisão da mesa diretora para valorizar as mulheres que já passaram pelo legislativo. Em entrevista à Massa FM, o presidente Salésio Lima explicou que o espaço vai resgatar a trajetória das 24 vereadoras que já atuaram na política da cidade. Além do reconhecimento, ele espera que a galeria também sirva de fonte de inspiração para novas vereadoras.

Indiciado

A CPMI dos atos golpistas de 8 de janeiro indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 60 pessoas. Após 7 horas de reunião, o relatório da senadora Eliziane Gama, do PSD do Maranhão, foi aprovado pela CPMI por 20 votos favoráveis, 11 contrários e uma abstenção. Foram cinco meses de trabalho. No parecer, a relatora pediu o indiciamento do ex-presidente Bolsonaro por associação criminosa, abolição violenta do Estado democrático de direito e golpe de Estado.