Saldo Positivo

O mês de setembro terminou com saldo positivo na geração de empregos na região. Dos 12 municípios da região, 10 terminaram o mês com mais contratações que demissões. O balanço só ficou no vermelho em Forquilhinha e Urussanga. O destaque ficou para Nova Veneza. A cidade gerou 261 vagas com carteira assinada. Em seguida aparece Içara com 256 postos de Trabalho. Criciúma, maior cidade da Amrec, fechou o mês na terceira posição com a criação de 255 novas vagas. Também tiveram saldo positivo os municípios de Balneário Rincão (10), Cocal do Sul (8), Morro da Fumaça (90), Treviso (2), Siderópolis (36), Lauro Muller (28) e Orleans (80). Saldo negativo apenas em Cocal do SUl (-29) e Urussanga (-28).

Perda

Na sua quinta luta contra o câncer a jornalista Suzana Naspolini perdeu a batalha. Aos 49 anos, ela morreu na terça-feira, em São Paulo, onde lutava contra a doença. Natural de Criciúma, a filha da ex-vice-prefeita Maria Dal Farra Naspolini, Suzana começou no jornalismo por aqui, mas foi no Rio de Janeiro que se consolidou. No RJ TV se tornou referência ao retratar as dificuldades enfrentadas pela população com reportagens bem humoradas. A morte foi confirmada pela filha da jornalista nas redes sociais.

Festa

Criciúma abre nesta quinta-feira a edição 2022 da Quermesse de Tradição e Cultura. O evento vai resgatar a celebração que deu origem a Festa das Etnias. Em entrevista ao Microfone Aberto o presidente da Fundação Cultural disse a festa neste formato foi um pedido da comunidade. Segundo Zalmir Casagrande o evento segue até sábado no entorno da praça Nereu Ramos com eventos culturais e a gastronomia típica das etnias que colonizaram Criciúma.

Queda

O Índice de Confiança da Construção calculado pela Fundação Getúlio Vargas apresentou queda de 0,8 ponto em outubro, na comparação com setembro.  O resultado foi influenciado principalmente pela piora da confiança dos empresários da construção brasileiros em relação ao futuro. O Índice de Expectativas recuou 2,5 pontos e chegou a 103,2 pontos, devido principalmente à queda do componente que avalia a demanda prevista. Outro índice que também recuou foi o que mede a confiança dos consumidores brasileiros.

Prisão

Ministério Público pediu a prisão da ex-secretária de Infraestrutura de Criciúma Katia Smielevisk. A solicitação ainda é desdobramento da operação blackout que apurou suposto desvio de recursos da iluminação pública em Criciúma. O pedido de prisão é embasado em suposta interferência de Kátia no processo de investigação, pressionando inclusive testemunhas para mudarem seus posicionamentos.

Reforço

Polícia Rodoviária Federal está deixando todos os agentes de sobreaviso. A decisão foi motivada por suspeita de possíveis manifestações no domingo de eleições. “Poderão ser chamados para auxiliar na pista, caso seja necessário, na hipótese de haver algum protesto que interfira no fluxo das rodovias federais”, justifica a PRF.