Júlia Zanatta no lançamento do Acelera Criciúma

A deputada federal Júlia Zanatta (PL) estará presente no lançamento do Programa Acelera Criciúma, que contará com grandes investimentos nas áreas da saúde e educação, transformando a cidade com mais de R$ 400 milhões em obras, projetos e campanhas. O prefeito Clésio Salvaro ressalta o compromisso com o crescimento, qualidade de vida e bem-estar dos cidadãos criciumenses. A presença da deputada é um aceno a uma futura aliança.

Arleu em destaque

O Programa Acelera Criciúma, coordenado pelo secretário-geral da prefeitura Arleu da Silveira, promete mais de 200 obras até 2024, destacando melhorias na saúde, educação e mobilidade urbana. O secretário municipal de Educação, Celito Cardoso, enfatiza os investimentos em ciência e tecnologia, enquanto o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, destaca a expansão dos serviços de saúde nos bairros da cidade. Os nomes fortes ao redor de Salvaro estarão todos lá.

Dia Mundial do Coração

Na sexta-feira foi o Dia Mundial do Coração. Nestes tempos de política tirando o sono de muita gente e economia cambaleante, nada mais importante que ter cuidado com as doenças cardíacas. O cardiologista André De Luca dos Santos alerta sobre os fatores de risco, incluindo pressão alta, diabetes, tabagismo e stress. Além disso, enfatiza a importância da agilidade no atendimento em casos de infarto. O Hospital São José, que promove a conscientização sobre cuidados cardíacos, mantém metas de tempo para garantir atendimentos rápidos em suspeitas de infarto, com o objetivo de aumentar as chances de sobrevivência. Em agosto, a média de atendimento foi de apenas 12 minutos, abaixo da meta de 15 minutos.

Taxa de desemprego cai

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que a taxa de desemprego no Brasil ficou em 7,8% no trimestre encerrado em agosto, o menor nível desde fevereiro de 2015. Esse dado reflete uma queda em relação ao trimestre anterior (8,3%) e ao mesmo período do ano anterior (8,9%). O número de desempregados diminuiu para 8,4 milhões, e a população ocupada cresceu para 99,7 milhões. O rendimento real habitual ficou estável, enquanto a taxa de informalidade atingiu 39,1%.

Nível de Informalidade

Apesar da queda na taxa de desemprego no Brasil, a informalidade no mercado de trabalho permanece alta, atingindo 39,1% da população ocupada. O número de empregados com carteira de trabalho no setor privado cresceu para 37,25 milhões, o maior desde 2015. O número de trabalhadores por conta própria ficou estável, e o item empregadores permaneceu inalterado. A população subutilizada caiu para 20,2 milhões de pessoas, enquanto a população desalentada teve uma ligeira queda, representando o menor contingente desde 2016.

Aeroporto Diomício Freitas

O Aeroporto Diomício Freitas reabrirá suas operações diurnas a partir de 11 de outubro. O governo do Estado investiu R$ 17 milhões na revitalização da infraestrutura. A notícia foi confirmada pelo secretário estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, durante reunião na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Inicialmente, os voos serão diurnos, com planos futuros de permitir operações noturnas. O governador Jorginho Mello fará o voo inaugural na reabertura do aeroporto.