Uma ampla vantagem

Os resultados da pesquisa conduzida pelo IPC e divulgada hoje pela Rádio Som Maior indicam uma situação consolidada e confortável para Dalvania Cardoso no processo eleitoral do próximo ano em Içara. A atual prefeita, que buscará a reeleição pelo PP, ostenta uma expressiva liderança com 77,3% dos votos. Seu concorrente mais próximo é Alex Michels (PSD), que alcança 7,7%. Lauro Nogueira do PT registra 3% dos votos, enquanto Ibanez Zanette (PL) possui 2,7% da preferência dos eleitores, sendo o nome mais recentemente confirmado no processo. Esses dados referem-se ao cenário estimulado.

As influências

A pesquisa também destaca a relevância da influência de Bolsonaro e Jorginho Mello na tomada de decisão dos votantes. Para a maioria dos eleitores, o apoio deles é considerado importante. Além disso, a pesquisa revela que a influência do ex-presidente Lula no cenário é limitada. O levantamento foi realizado na última semana, entrevistando 600 pessoas, e apresenta uma margem de erro de quatro pontos, tanto para mais quanto para menos.

Os números

Mostram que neste momento o cenário está consolidado e extremamente favorável à atual prefeita. Conversei com algumas pessoas do governo e a avaliação é de que os números refletem o trabalho desenvolvido até aqui e a ausência de qualquer escândalo sobre a atual gestão. A ordem pós-divulgação dos números é seguir trabalhando forte para manter os números nesse patamar.

Nos bastidores

A avaliação é de que esses números não vão se sustentar até o final do processo, mas ainda assim, eles dão à atual prefeita Dalvania até o luxo de manter a candidatura com chapa pura.

Bolsonaro e Jorginho

Os dados que mostram a influência de Bolsonaro e Jorginho com relação ao posicionamento do eleitor reforçam a tese defendida pelo PL de que o partido precisa estar na majoritária. A aposta das lideranças do partido é de que a prefeita fará a aproximação na hora certa.

Os dados

Também devem fazer os adversários mudarem e repensarem suas estratégias para o ano que vem para tentar mexer no baralho e deixar a disputa, pelo menos, mais equilibrada.

Melhora

Internado na UTI do Hospital das Clínicas, em Porto Alegre, o empresário Zefiro Giassi pode deixar a terapia intensiva já nos primeiros dias desta semana. A informação foi postada nas redes sociais de Osni Giassi, filho do empresário. Na primeira delas, o médico responsável pelo acompanhamento de seu Zefiro relata a evolução dele. Em outro, ele aparece pedalando já em franca recuperação. Seu Zefiro foi internado há duas semanas e levado a Porto Alegre e por lá precisou ir para a UTI. Aos 90 anos, o empresário é uma das maiores referências empresariais de Santa Catarina.

Trabalhando

Empresário e pré-candidato ao governo do Balneário Rincão, Giorgio Bertan segue trabalhando firme para consolidar e fortalecer seu nome para o cenário do ano que vem no município. Com apoio dos deputados Jessé Lopes e Daniel Freitas, campeões de votos pelo PL no Balneário Rincão na última eleição. “Tivemos uma semana de agenda cheia e seguimos trabalhando forte para consolidar nosso projeto, que quer o Rincão avançando cada vez mais. O deputado Jessé tem acompanhado de perto esse trabalho, e essa presença tem nos dado um respaldo importante. O deputado Daniel Freitas é outro que tem sido parceiro desse projeto de construção de uma candidatura forte e viável para o Rincão”, argumenta Bertan. O PL quer reforçar a presença do partido nas majoritárias do ano que vem e já vê o cenário no Rincão como algo consolidado.