Em clima de ascensão, duas jogadoras do time embarcam dia 15 em direção à Clarendon College

Criciúma

A equipe de basquete feminino da S.R. Mampituba/FME Criciúma/Satc irá disputar a fase final do Campeonato Catarinense de Basquete Sub-19.  As partidas ocorrem nesta quinta e sexta-feira (10 e 11) no Ginásio da SATC, em Criciúma.

As semifinais acontecem na quinta-feira (10) iniciando às 18h30 com o confronto entre Blumenau e AJAB/SECEL (Jaraguá do Sul). Já às 20h15 é a vez da equipe criciumense disputar uma vaga na final contra a AJBF/Sesporte (Joinville).

“Será uma partida muito difícil e equilibrada. Nossa equipe está bem preparada e nossa expectativa é a melhor possível. Trabalhamos forte para ir em busca de uma vaga na final da competição”, comenta a técnica da S.R. Mampituba/FME Criciúma/Satc, Luana Minotto.

Na sexta-feira (11) às 18h30 ocorre a disputa do terceiro e quarto lugar com as equipes perdedoras da semifinal. Já às 20h15 entram em quadra as equipes vitoriosas na semi, para disputarem o título de campeão Catarinense Sub-19.

“Jogamos em casa e contamos com o apoio da nossa torcida para ir em busca desse título. Convido a todos para que venham prestigiar as partidas que serão de alto nível no Ginásio da SATC”, convida Luana.

Atletas com bolsas de estudo nos EUA

O time feminino terá duas atletas, Ana Cristina Vieira e Paula Bernardo Carvalho, indo estudar na Clarendon College, Texas, com bolsas de estudo para estudar e jogar representando a universidade.

“A viagem já está quase aí e isso foi algo que a gente sempre planejou e sonhou desde pequena, então estamos muito felizes”, destaca Paula Bernardo Carvalho. “Não vamos poupar esforços durante os treinos. Vamos chegar lá querendo muito, para poder conquistar nosso espaço”, frisa Ana Cristina.

Os treinos foram intensos para chegar ao objetivo, mas segundo Ana Cristina Vieira, a parceria entre as atletas sempre funcionou muito bem dando ainda mais motivação. “A gente se esforçou muito, desde o começo do ano treinando, inclusive nas férias, dando nosso melhor. Então estamos preparadas fisicamente e psicologicamente para ir pra lá”, conta.

Segundo Luana Minotto, treinadora do time de basquete feminino de Criciúma, o projeto de mandar atletas com bolsa de estudo para o exterior já alcançou aproximadamente 10 jogadoras. “A ideia é começar a treinar as meninas desde pequenas e quando se formam a gente segue em busca de uma bolsa de estudos aqui no Brasil ou nos Estados Unidos”, explica.

Ainda conforme a treinadora, o processo para conseguir a bolsa inicia logo após as atletas se formarem no Ensino Médio, mandando vídeos para as universidades. “A gente espera que as meninas se saiam muito bem lá, que conquistem todos os objetivos delas e que se formem na universidade se tornando atletas profissionais. Paul e Ana estão em um bom caminho e vão conseguir o que elas estão planejando”, comenta Luana.